terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Gurdjieff/de Hartmann – Viagens a Lugares Inacessíveis – Artur Andrés e Regina Amaral (2012)

Lançamento do quarto cd do Duo de Flauta e Piano, com Artur Andrés e Regina Amaral, faz ressoar o ensinamento espiritual trazido por G. I. Gurdjieff para ocidente, na primeira metade do século XX

Esse é o quarto cd com obras de George Ivanovich Gurdjieff (1877 – 1949) e Thomas de Hartmann (1885 – 1956) produzido pelo Duo. Os três primeiros CDs são intitulados Cantos e Ritmos do Oriente, Músicas dos Sayyids e dos Dervixes e Hinos, Preces e Ritos.

George Ivanovich Gurdjieff foi mestre espiritual nascido no Cáucaso, entre a Europa e a Ásia, local de encontro de diferentes culturas. Ele transmitiu novas formas de conduzir o homem para um “despertar” de uma série de automatismos e condicionamentos que o afetam e que são impossíveis de serem“desconstruídos” apenas com o uso da mente. Ele fez isso por meio de trabalhos em grupo e individuais, usando um amplo espectro de exercícios e técnicas: meditação, leitura, reflexão, exercícios práticos de auto-observação, movimentos e danças sagradas, sendo a música um dos seus maiores legados.

Por volta de 1917, em Essentuki, Gurdjieff começou a trabalhar intensivamente seus movimentos e danças sagradas. Junto ao músico e compositor ucraniano Thomas de Hartmann, compôs mais de 300 músicas que continham uma específica combinação de elementos: as melodias étnicas, a música ritual de templos e monastérios remotos e a cadência da Liturgia Ortodoxa. “Antes de encontrar Gurdjieff, era evidente para mim que, para realizar meu trabalho de criação, ‘algo’ me era necessário, ‘algo’ maior, mais elevado, a que não podia dar nome. Somente se eu possuísse esse ‘algo’, poderia me superar, poderia esperar sentir uma real satisfação com o meu próprio trabalho criativo”,descreveu Thomas de Hartmann.

Preço – R$24,00

Faixas:
01 – A Queda das Sacerdotisas
02 – As Mulheres de Essentuki
03 – Dervixe Tremulante
04 – Dança
05 – Sem Título Nº 14
06 – Melodia dos Pastores Curdos
07 – Allegretto
08 – Melodia Curda de Isfahan
09 – Dança Árabe
10 – Sem Título Nº 11
11 – Canto e Dança Sayyid
12 – Prece
13 – Hino de Natal Nº 1
14 – Sem Título Nº 49
15 – Fragmento Nº 6
16 – Dança Tibetana
17 – Movimento Tibetano
18 – Trindade
19 – Melodia Tibetana
20 – Prece de Essentuki
21 – Dervixe de Bokara – Hadji-Asvatz-Troov

Todas as obras de Gurdjieff e de Hartmann


Nenhum comentário:

Postar um comentário