terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Alexandre Andrés - Macaxeira Fields (2012)

Depois de chamar a atenção com o disco de estreia, Agualuz (2009), o cantor e compositor belo-horizontino Alexandre Andrés volta à cena com Macaxeira fields, disco no qual mantém a aposta nas canções que escreve com o poeta Bernardo Maranhão, dirigido pelo pianista fluminense André Mehmari, um dos nomes de ponta da cena instrumental brasileira atual. Triangulação adequada para um álbum que chega envolto em expectativa.

“Bernardo escreve com profundidade e tem técnica muito boa. Percebe-se inteligência no que ele escreve, mas sem que o lado racional oculte o sentimento, que é o mais bonito. Ele consegue dosar essas coisas. O André, é muito bom em tudo o que faz. Toca piano como ninguém e é compositor e arranjador incrível. Trabalhar com ele é um privilégio”, afirma Alexandre, de 22 anos.

Gravado em janeiro e fevereiro, na capital mineira, o disco envolveu cerca de 30 músicos, entre talentos da nova geração local e nomes já consagrados em âmbito nacional, como Antonio Loureiro, Rafael Martini, Tatiana Parra, Monica Salmaso e o pai, Artur Andrés, do grupo Uakti. São 12 canções assinadas por Alexandre, sendo 11 em parceria com Bernardo: na maioria das vezes, o primeiro faz música e o segundo, a letra.

“Há muita influência de música mineira nesse disco, como Uakti, Clube da Esquina e os músicos com quem trabalho, já que bebo direto na fonte deles. Além do André Mehmari, claro. De Agualuz para este novo disco, houve amadurecimento muito grande meu e de Bernardo. Hoje, percebemos, por exemplo, coisas que poderiam ter saído melhores no outro disco. Ficamos mais velhacos e, musicalmente, estamos sempre estudando”, conta Alexandre.

REFERÊNCIAS
O nome do trabalho é referência a Paul McCartney e Humberto Teixeira, tanto que duas canções contêm referências aos universos desses dois compositores tão diferentes, Ala pétalo e a faixa-título. “Eu e Bernardo começamos a construir esse repertório desde 2009 com a música Menino, que chegamos a testar nos shows de lançamento de Agualuz. Algumas faixas são bem recentes e outras tivemos oportunidade de experimentar em shows desde então”, lembra ele.

Os repertórios dos dois shows são iguais e contemplam integralmente o de Macaxeira fields. No palco, Alexandre, que canta e toca violão, terá a companhia de André Mehmari (piano), Artur Andrés (flautas), Paulo Santos e Décio Ramos (percussão), Rafael Martini (piano), Pedro Santana (baixo acústico), Adriano Goyatá (bateria e marimba de vidro), Joana Queiroz (clarineta e clarone), Jonas Vitor (saxofone), Gustavo Amaral (baixo elétrico, voz e violão), Regina Amaral (piano) e pelas cantoras Leonora Weissmann e Ilessi Silva. Durante o show, será exibido o clipe da música Ala pétalo.
*por Eduardo Tristão Girão - EM Cultura

Preço – R$28,00

Faixas:
01 – Um Som Azul
02 – Aguaceiro
03 – Macaxeira Fields
04 – Menino
05 – Ala Pétalo
06 – A Meu Velho
07 – O Canto da Formiga
08 – Entre Águas
09 – Nina
10 – Em Brancas Nuvens
11 – A Voz de Todos Nós
12 – Sem Fim

Todas as composições de Alexandre Andrés e Bernardo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário