quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Frederico Heliodoro – Dois Mundos (2012)

Depois da estreia promissora com um disco gravado ao vivo, o baixista e compositor belo-horizontino Frederico Heliodoro, de 25 anos, mais que correspondeu à expectativa em torno de seu segundo álbum, o ótimo Dois mundos. O talentoso artista mescla com competência sua vivência jazzística nova-iorquina ao DNA mineiro que traz no sangue. E acerta ao temperar algumas faixas com vocalises.

“Meu primeiro disco, Ao vivo no Café com Letras, é o tipo de CD que se costuma lançar no meio da carreira, por ser gravado ao vivo. Dois mundos é meu primeiro trabalho em estúdio e tem som mais bacana. Na época da estreia estava em Nova York, totalmente imerso nos estudos de improvisação melódica e ritmo”, conta Frederico.

As nove faixas foram registradas em dois dias no estúdio Acústico, na capital mineira. Da formação que gravou o disco de estreia, o artista manteve apenas o baterista Felipe Continentino, completando a banda com Pedro Martins (guitarra) e Felipe Viegas (piano), ambos de Brasília. O competente brasiliense Daniel Santiago assina a produção do novo trabalho em parceria com Frederico.

“Fiz as músicas do primeiro disco ao piano, o que me deu mais recursos na hora de criar. Além disso, estava numa onda de compor de forma mais complexa e pesada. Dois mundos foi quase totalmente escrito ao violão. Traz mais sentimentos, as músicas são tristes e bonitas, mas sem ser baixo-astral. Agora busquei um CD mais fácil de ouvir”, explica Frederico. Ele foi para o estúdio com os baixos elétrico e acústico, mas acabou optando pelo segundo.

Uma das peculiaridades do trabalho é o uso da voz como instrumento extra. Já na faixa de abertura, a bela Burian, o baixista apresenta o coro que gravou sozinho, sobrepondo diversos registros da própria voz. Ele repete a dose de forma mais singela e menos visceral em Simple like this, outro bom momento do CD, ao lado de Agulhas Negras 2 e Cloudfall, em que supreende ao encaixar partes com dinâmicas distintas.
*por Eduardo Tristão Girão - EM Cultura

Preço – R$25,00

Faixas:
01 – Burian
02 – Agulhas Negras 2
03 – Cloudfall
04 – Alegria
05 – Dois Mundos
06 – Dayzeland
07 – Agulhas Negras I
08 – Simple Like This
09 – Vinheta

Produzido e arranjado por Frederico Heliodoro e Daniel Santiago  

Nenhum comentário:

Postar um comentário