quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Geraldo Vianna Sobre Poemas de Paulo Gabriel Lopez Blanco/Confissões Um Poema Musical – (2012)

Trabalho ousado, Confissões – Um poema musical (Gvianna), é uma espécie de derivação em duas etapas, reunindo música do violonista mineiro Geraldo Vianna composta para os poemas que o frei espanhol Paulo Gabriel López Blanco produziu tendo como referência Confissões, obra clássica que Santo Agostinho escreveu no século 4.

“A pretensão não é a de que seja versão musicada do livro. Inicialmente, seria um disco instrumental, mas ficaria estranho num trabalho que é inspirado num mestre da retórica. Há musicalidade no texto dele. Inclusive, ele escreveu um livro sobre música no qual ainda não me aprofundei. Sempre associei muito a escrita ao exercício musical. O capítulo ‘O sertanejo’, do livro Os sertões, de Euclides da Cunha, para mim é uma sinfonia”, afirma Geraldo.

A princípio surpreso com o convite feito por ele, Paulo Gabriel escreveu rapidamente os poemas, tendo como ponto de partida um título e trechos previamente definidos pelo músico. “Cada nota foi escrita. Não há improvisos. Explorei o minimalismo e utilizei percussão com elementos eletrônicos”, conta Geraldo. Em estúdio, contou com a participação de Eduardo Campos (percussão), Graziela Cruz (voz), Sérgio Rabello (violoncelo), Ladston do Nascimento (voz), Regina Milagres (voz) e Renato Saldanha (violão).

O DVD, que tem cerca de 60 minutos de duração, tem imagens gravadas no Santuário do Caraça, localizado na Serra do Espinhaço, Região Central do estado. Além da bela igreja gótica, as câmeras registraram os movimentos do lobo-guará (cujas visitas ao local também são famosas), que “contracenou” com o cantor Ladston do Nascimento. “Quis um confronto entre profano e sagrado, bom e ruim, certo e errado. Isso é a luta, o questionamento de todo mundo”, explica o músico.
*por Eduardo Tristão Girão - EM Cultura

Preço – R$35,00

Faixas:
01 – Abertura
02 – A Procura
03 – Quero A Luz
04 – Cartago
05 – Tantas Lágrimas
06 – Sedução
07 – Rio do Esquecimento
08 – A Volta
09 – Saudades de Um Amigo
10 – Porto da Solidão
11 – Lágrimas de Dor
12 – Sobre Todas As Coisas
13 – Confissões

Violão: Geraldo Vianna / Poemas: Paulo Gabriel Lopez Blanco

Nenhum comentário:

Postar um comentário