terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Geraldo Vianna – Saudade de Mim, Canções de Chico Mário (2010)

Irmão do cartunista Henfil e do sociólogo Betinho, o violonista belo-horizontino Chico Mário (1948-1988) ganha homenagem pelas cordas do também violonista Geraldo Vianna no disco Saudades de Mim, dedicado a parte de sua obra. Além de ter desenvolvido trabalho musical relevante, Chico Mário foi figura importante no desenvolvimento da cena fonográfica independente brasileira, tendo escrito Como fazer um disco independente, manual apontado por alguns como o primeiro do gênero no país.

O primeiro contato de Geraldo com as composições de Chico Mário foi no início da década de 1990. A princípio, lembra, a audição dos discos não o cativou. Em 2008, recebeu convite do filho do músico, Marcos Souza, para apresentar o projeto Violões de Minas em Amsterdã (Holanda). A viagem não ocorreu, mas, a partir daí, os dois ficaram em contato. Estimulado pela nova amizade, voltou a ouvir os discos, que lhe causaram impressão bem melhor que a de antes. “Estava mais aberto para ouvir”, explica.

Não demorou para que surgisse a ideia do disco, recebida com entusiasmo pelo filho de Chico, que participou das gravações tocando piano em Ressurreição, única faixa vocal do álbum, cuja letra foi escrita por Fernando Brant, a pedido de Geraldo. Para selecionar essa e as outras oito faixas do trabalho, o violonista analisou cerca de 50 peças do artista. “Quis um disco mais cool, mais transparente. Lembrei-me muito do disco You must believe in spring, do Bill Evans”, conta.

Geraldo Vianna selecionou oito temas entre mais de 50 canções compostas por Chico Mário, em busca de um clima mais intimista
As gravações foram feitas em maio e junho deste ano, no próprio estúdio de Geraldo, em Belo Horizonte. Os arranjos contemplam violão solo e diferentes formações, incluindo os músicos Regina Milagres (vocal e percussão vocal), Sérgio Rabello (baixo acústico e violoncelo) e Esdra “Neném” Ferreira (bateria). Além de Marcos, foram convidados Toninho Horta (violão em Paraíso perdido) e a mulher, Graziela Cruz (vocal e percussão vocal). Trata-se de leitura violonística para seleção de canções do artista, incluindo alguns momentos de experimentaçaõ eletrônica e vocal.

O repertório inclui ainda Saudade de mim, Prisão, Vida nova, Sobrevivendo, Saudade de meu pai, Venceremos e A morte é a curva da estrada. “O que há de mais forte em Chico Mário é o fato de ser excelente compositor de canções, o que admiro muito. Ele era muito criterioso na busca das notas. Em Paraíso perdido, por exemplo, a gente não percebe o fato de que ela é trabalhada em intervalos dissonantes o tempo todo. As músicas dele parecem muito simples, mas de perto percebe-se elaboração, um jeito diferente de abordar notas perigosas e tensas”, avalia o compositor e violonista.
*por Eduardo Tristão Girão - EM Cultura

Preço – R$24,00

Faixas:
01 – Saudade de Mim – Chico Mário
02 – Prisão – Chico Mário
03 – Vida Nova – Chico Mário
04 – Sobrevivendo – Chico Mário
05 – Paraíso Perdido – Chico Mário
06 – Saudade de Meu Pai – Chico Mário
07 – Venceremos – Chico Mário
08 – A Morte é A Curva da Estrada – Chico Mário sobre poema de Fernando Pessoa
09 – Ressurreição – Chico Mário e Fernando Brant

Nenhum comentário:

Postar um comentário