quinta-feira, 3 de maio de 2012

Zé da Guiomar – Samba Feiticeiro (2012)

Somando 12 anos de carreira, o grupo mineiro Zé da Guiomar lança o terceiro cd de sua trajetória, intitulado Samba Feiticeiro, o disco mistura o acarajé com o pão de queijo mineiro e apresenta músicas inéditas de compositores baianos além de algumas releituras criativas.

Considerada uma das mais requisitadas bandas de BH, o Zé da Guiomar, que iniciou sua trajetória em 2000, tem como repertório o melhor do nosso samba com inserções na bossa nova.

Formado por Márcio Souza (vocal e violão), Valdênio (cavaquinho), Renato Carvalho (sax), Totove Ladeira (percussão), Analu (percussão) e Marcelinho do Vale (percussão), e tendo como músico convidado o trombonista Marcos Flávio, o Zé da Guiomar foi um dos principais responsáveis pelo fortalecimento e renovação do samba na capital mineira.

Depois de pesquisar in loco, o Zé da Guiomar, escolheu 13 pérolas, entre inéditas e clássicos, de compositores como Batatinha, Riachão, Roque Ferreira, Nelson Rufino, Edil Pacheco, Walmir Lima, Paulo César Pinheiro, Wilson das Neves e Seu Régis, além de compositores da nova geração, como Dú Marques e Pedrão. O disco se encerra com o clássico ¨Você já foi a Bahia?¨ de Dorival Caymmi citado em canções de Lenine e Caetano Veloso.

Samba Feiticeiro foi produzido pelo instrumentista e arranjador carioca Jayme Vignoli e conta com importantes participações de Wilson das Neves, Pedro Miranda, Walmir Lima, Edil Pacheco e As Formosas (Babaya, Celiha e Lu). Sem esquecer os talentos mineiros, também foram convidados os instrumentistas Pereira da Viola, Marcos Flávio, Thiago Delegado, Gustavo Monteiro, Juliana Perdigão, Robson Batata, Rafael Leite, Alexandre Batista, Agostinho Paoluci e Rodrigo Torino.

De acordo com Jayme Vignoli, “com este Samba Feiticeiro, Zé da Guiomar adentra com categoria de sobra o baile e, no samba de roda, nos provoca através de umbigada chamando pra dançar. Não há como ficar parado. Não há como não se emocionar. Deve ser feitiçaria mesmo”...

Preço – R$25,00

Faixas
01 – Samba Resposta – Du Marques e M. Paulista
02 – Fio de Esperança – Nelson Rufino e Edil Pacheco
03 – Moça Morena Maria – Wilson das Neves e Edil Pacheco
04 – Inventor do Trabalho – Batatinha
05 – Santo Amaro é Uma Flor – Edil Pacheco e Walmir Lima
06 – Tristeza – Reginaldo de Souza
07 – Quebra-Mar – Walmir Lima e Pedrão
08 – Samba Feiticeiro – Edil Pacheco e Paulo César Pinheiro
09 – Águas Passadas – Roque Ferreira e Alberto Fonseca
10 – Retrato da Bahia – Riachão
11 – Direito de Sambar – Batatinha
12 – Despedida – Walmir Lima e Noca da Portela
13 – Você Já Foi à Bahia? – Dorival Caymmi   

Nenhum comentário:

Postar um comentário