terça-feira, 24 de novembro de 2015

Gustavo Maguá - Esquema Fino (2015)

O segundo disco de Maguá revela um considerável amadurecimento musical, desde seu primeiro trabalho lançado em 2011. Este novo álbum apresenta dez canções de variados ritmos e estilos, como o  samba-rock, samba, baião, maxixe, afoxé e calango, mostrando a força e qualidade musical do artista, que tem a composição como uma de suas maiores virtudes.

O disco abre com uma ode as mulheres brasileiras, passa pela fofoqueira, conta a labuta de um estagiário, aborda relações em casais, os boêmios no bilhar, enfim, retrata com boas letras populares, o comportamento das pessoas em seu dia a dia.

A produção musical do álbum foi pelo próprio Maguá em conjunto com o músico carioca Tiago Silva, que também toca as baterias. A forma como o caçula do renomado baterista Robertinho Silva concebeu as levadas, deixaram as músicas com uma identidade especial, com muito groove e swing.

Maguá teve como grande referência, para este novo trabalho, dois clássicos do balanço brasileiro: Samba Esquema Novo, de Jorge Ben Jor, e Samba Esporte Fino, de Seu Jorge. Inclusive, um dos grandes parceiros de Seu Jorge, Gabriel Moura, com quem compôs vários hits como: “Burguesinha”, “Mina do condomínio”, “Amiga da minha mulher”  também marca presença no disco de Maguá, tanto na composição conjunta das faixas “Estagiário” e “Nosso Amor” Não tem Jeito, como nos vocais dessa última.

Além de Gabriel e Thiago, o disco abarca muita gente talentosa. De São Paulo veio Marco Mattoli, do Clube do Balanço, que faz as honras em “Nem Amor, nem Guerra”. Essa faixa, claro, traz um lindo e lamurioso samba-rock.

A gravação foi realizada no eixo Rio-BH e contou com um grande time de músicos. Do lado carioca estão Rodrigo Braga (teclados/piano), Afonso Velasques (baixo), Nelson Burgos (guitarra), Vanderlei Silva (percussão). Junto com Thiago e Maguá, eles gravaram, no formato ao vivo, no Estúdio C&A. Em BH, Leonardo brasilino(trombone) fez os arranjos de metais e ao lado de Juventino Dias(trompete) e Sergio Danilos(sax). Os amigos da música marcaram presença, como o rapper Flávio Renegado e os compositores Rai Medrado, Heleno Augusto, Marcos Frederico e Paulinho Motta. Thiago Delegado fez o arranjo de cordas e sopros em Horizonte do Forró, além de tocar faixa Vá viver a sua vida.

Esquema Fino é um disco singular que embaralha e sintetiza acentos de Minas e do Rio, o deixando muito especial.

Preço – R$25,00

Faixas:
01 – Beleza Só – Gustavo Maguá e Flávio Renegado
02 – Fofogueira - Gustavo Maguá e Heleno Augusto
03 – Nosso Amor não tem Jeito - Gustavo Maguá, Flávio Renegado e Gabriel Moura
04 – Estagiário - Gustavo Maguá e Gabriel Moura
05 – Meu Bem – Gustavo Maguá  e Rai Medrado
06 – Nem Amor Nem Guerra - Gustavo Maguá e Flávio Renegado
07 – Horizonte do Forró – Gustavo Maguá, Marcos Frederico e Paulinho Motta
08 – Samba do Olavo - Gustavo Maguá  e Rai Medrado
09 – Filé a Dois - Gustavo Maguá
10 – Vá Viver a sua Vida - Gustavo Maguá e Paulinho Motta


Nenhum comentário:

Postar um comentário