quinta-feira, 25 de julho de 2013

Fernando Sodré - Viola de Ponta cabeça (2013)

Terceiro e mais ousado trabalho do violeiro belo-horizontino Fernando Sodré, o disco 'Viola de ponta cabeça' coloca o instrumento no centro de formação tipicamente jazzística, mostrando seu potencial em projetos instrumentais e consolidando mais um capítulo na renovação pela qual as 10 cordas caipiras vêm passando nos últimos anos.

“Já vinha fazendo isso com a viola, mas não com músicas de outros compositores. Há também maior improvisação, deixando o disco livre para criarmos arranjos. As harmonias são mais trabalhadas e modernas, o que é incomum no universo da viola, instrumento projetado para tocar música caipira. Fora disso, é preciso desbravar outras técnicas, acordes e fraseados, o que exige muita ginástica e estudo, pois sai do que estamos acostumados”, explica Fernando.

Das 10 músicas que compõem o álbum, três foram escritas por ele: 'Viola de ponta cabeça', 'Chamaminas' e 'Sagarana'. Na faixa-título, por exemplo, a viola soa com timbre inconfundível e bem adaptada ao formato de quarteto instrumental, com Fernando executando trechos de dificuldade técnica considerável. Já em 'Sagarana' e em 'Chamaminas' impressionam o solo de viola e o casamento entre ela e a gaita do convidado Gabriel Grossi, respectivamente.

CORDAS 'Viola de ponta cabeça' foi gravado ao vivo no estúdio Bemol, em Belo Horizonte, em setembro passado. Foram três dias de ensaio, uma semana de gravação e, no máximo, dois takes de cada faixa. A direção musical do trabalho é do próprio violeiro em quase todas as faixas. O disco foi todo gravado com uma viola de 10 cordas tradicional, não a viola de 14 cordas que Fernando usou em seu disco anterior, 'Rio de contrastes' (2007).

“Quis explorar o instrumento do jeito que ele é, sem recursos extras. Um desafio mesmo, de mostrar que dá para fazer algo diferente com a viola de 10 cordas. Criar acordes e fazer harmonias seria mais fácil com a de 14”, justifica Fernando.
*por Eduardo Tristão Girão - EM Cultura

Preço – R$25,00

Faixas:
01 - Viola de Ponta Cabeça - Fernando Sodré
02 - Chamaminas - Fernando Sodré
03 - Passarim - Tom Jobim
04 - Sagarana - Fernando Sodré
05 - Lamentos do Morro - Garoto
06 - Party In Olinda - Toninho Horta
07 - Interrogando - João Pernambuco
08 - Tão Bosco - Enéias Xavier
09 - Samba do Avião - Tom Jobim
10 - Ponteio - Edu Lobo e Capinan

Nenhum comentário:

Postar um comentário