quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Elcio Lucas – Vago Universo (2016)

Compositor, violonista e cantor brasileiro, Elcio Lucas venceu festivais da canção popular no Brasil, tendo também integrado o Grupo Raízes, com o qual participou nas gravações dos discos “Menino do interior” e long play “Estrada afora”, que traz duas canções suas. 

Em carreira solo gravou o compacto “De Lua” (1983) e o long play “Verde Grande” (1989), ambos independentes. 

Rogéria Holtz, Aline Mendonça, Grupo Raízes e Fatel são alguns dos artistas brasileiros que registraram composições suas. 

Monge zen-budista ordenado pelo Mestre Tokuda Igarashi, Elcio Lucas é doutor em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) e atua no Programa de Pós-Graduação em Letras, Estudos Literários, na Universidade Estadual de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.


Vago Universo traz dentre as 10 canções que compõem esse trabalho musical, o deambular pela cidade-metrópole que se desvela nas letras e nos arrojados arranjos instrumentais de “Terno Azul” e “Pão e vinho”, ou na singeleza acústica de “Estrela”. O sertão se faz presente em “Ventania”, “Caminhos de Minas” e no doce acalanto de “Juriti”. Carência e desejo amoroso são temas em “Deseo” (versos do poeta andaluz, Federico García Lorca) e no balanço contagiante de “Deprê”. As opressões de todos os regimes sobre o cidadão comum são narradas epicamente ao som progressivo de “Saci de Serra” e o flutuar no tempo em “Tempo de trem” (versos de Vitorino Nemésio). 

Assim, Vago Universo resulta num álbum musical eclético da música popular brasileira e estabelece pontos de contato com poetas da Península Ibérica. 

Gravado em Belo Horizonte no estúdio Verde, Vago Universo contou com a participação especial de Leopoldina (voz em “Estrela”), Juarez Moreira (violão solo em “Deseo”), Célio Balona (acordeon em “Juriti”) e com músicos de comprovada competência e invejáveis currículos profissionais: Paulinho Carvalho (baixo elétrico), Esdras Nenén Ferreira (bateria), Cláudio Faria (piano), Ian Guedes (guitarra), Marcelo Andrade (sax e flauta); Marco Lobo (percussão), Geovane Sassá (percussão), Jelber Oliveira (teclado), Mário Castelo (bateria), Enéas Xavier (contrabaixo acústico e elétrico), Marcos Frederico (bandolin), Sérgio Rabelo (violoncelo).


Preço – R$30,00

Faixas:
01 – Tempo de Trem – Élcio Lucas e Vitorino Nemésio
02 – Deprê – Élcio Lucas e Aroldo Pereira
03 – Deseo – Élcio Lucas e Federico García Lorca
04 – Juriti – Élcio Lucas e João Rodrigues
05 – Terno Azul – Élcio Lucas
06 – Ventania – Élcio Lucas
07 – Estrela – Waltel Branco, Élcio Lucas e Meire Valin
08 – Caminhos de Minas – Élcio Lucas
09 – Pão e Vinho – Élcio Lucas e João Rodrigues
10 – Saci de Serra – Élcio Lucas e João Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário