segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Maurinho e Os Mauditos - O Riso do Tempo (2015)

Todo músico que já possui uma carreira, ou uma banda com uma trajetória de sucesso, costuma ter também um projeto paralelo. Não era o caso de Maurinho Berrodagua, ou Maurinho Nastácia. Mesmo depois de lançar dez CDs e rodar todo o país participando dos principais festivais de música com sua banda Tianastácia, como o Rock in Rio em 2001, ele ainda tinha muita música guardada na gaveta. Até que em 2009 ele foi convidado pelo então diretor de Programação da Rede Minas, Luciano Alckmin, para participar de um especial de Natal da emissora com projetos paralelos de músicos já famosos: "Maurinho, você tem um projeto paralelo?", perguntou Alckmin. Ele não tinha, mas dessa pergunta nasceu a banda Maurinho e os Mauditos (com u mesmo, pois é uma brincadeira com o nome dele).

Depois de quase seis anos, muitos shows, um CD gravado em 2009 e muito rock and roll ao lado de Fernando Murcego, bateria; Vinícius Cavalo Doido, baixo; e Lucas França, guitarra; será lançado o segundo CD, com nome de uma das músicas: O riso do tempo. Com produção musical de Ronaldo Gino, o disco foi gravado com recursos do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte.

Todas as músicas do disco são de Maurinho Berrodagua. "Muita coisa eu já havia tentado compor para o Tianastácia, mas não se adequaram ao estilo da banda. Fui compondo rock, nu e cru, sem um enquadramento mercadológico. Esse disco não segue a receita básica do pop", comenta. Ao todo, são 9 novas músicas inéditas e a música Circus, que havia entrado como vinheta no disco Orange 7, do Tianastácia, e que agora ganhou corpo e está completa no Riso do tempo.

De acordo com Maurinho, as letras falam do dia-a-dia, do amor, da falta dele, da saudade, das drogas, da tristeza. Mas engana-se quem acha que o resultado final foi dramático. "Muito pelo contrário, é um disco alto astral, com muita energia!", pontua. "O tempo brinca com a gente, essa estrela que a gente vê hoje nem deve existir mais... O tempo e sua ironia, o seu riso. Daí, tiramos disso nossa inspiração para fazer rock!", conclui, se remetendo ao título do CD.

Tal pai, tal filho 
O disco tem participação especial de estrelas como Célio Balona (que toca acordeom em Pra vocês), Marcelo Brandão (viola de 10 cordas em O riso do tempo) e de Túlio Carvalho (cítara em Destilado). Mas o destaque mesmo vai para o garoto Zeca Porfírio, 12 anos, filho de Maurinho, que gravou três passagens do disco. "Gravei o som do metrô em Londres, de pedestres em uma rua de Dublin e de um piano que toquei em Berlim. Achei bem legal. Daí chamei meu filho para gravar umas guitarras em cima desses sons. Adorei o resultado, mas ele queria muito mais!", conta, orgulhoso.

Preço – R$15,00

Faixas:
01 – Destilado – Maurinho Berrodagua
02 – Madrugada – Maurinho Berrodagua, Piriquito Nastacia e Leonardo Lachini
03 – Fissura – Maurinho Berrodagua
04 – Passagem Metrô – Ronaldo Gino e Zeca Porfírio
05 – Me Tira Daqui – Maurinho Berrodagua
06 – Passagem Sinal de Pedestre – Zeca Porfírio e Ronaldo Gino
07 – Pra Vocês – Maurinho Berrodagua
08 – Passagem Pombos – Ronaldo Gino
09 – A Sua Tristeza – Maurinho Berrodagua
10 – Eu Não Me Lembro – Maurinho Berrodagua
11 -  O Riso do Tempo – Maurinho Berrodagua
12 – Circus – Maurinho Berrodagua
13 – Passagem Piano – Maurinho Berrodagua, Zeca Porfírio e Ronaldo Gino
14 – Desde Aquele Dia – Maurinho Berrodagua

Nenhum comentário:

Postar um comentário