Oito das faixas gravadas nunca tinham sido registradas. O álbum foi produzido e arranjado por Sergio Santos, que responde, ainda, pelos violões e, em algumas faixas, pelos vocais. “Galanga Chico Rei” conta também com as vozes de Bia Nogueira e Júlia Dias, o piano e a sanfona de André Mehmari, a percussão de Sérgio Silva, o baixo acústico de Beto Lopes, o vibrafone de Antônio Loureiro e um quinteto de madeiras formado por Catherine Carignan, Cássia Lima, Alexandre Barros, Maria Liebrech e Marcus Julius Lander.
“A música da manifestação popular já existe, não cabe apenas repeti-la. Buscamos nesse trabalho uma linguagem instrumental distinta, que também se aproxima da música erudita e da música instrumental brasileira. Embora tenha esse colorido diferente, é um disco do Tizumba, enraizado nele”, explica Sergio Santos.
Com sofisticada sonoridade, que remete às nossas mais profundas raízes musicais afro-brasileira, sobretudo a do congado, o álbum é uma homenagem ao rei africano escravizado no Brasil e convertido em herói ao comprar a própria liberdade, adquirir riqueza e libertar centenas de outros escravos. A narrativa sonora, fruto de extensa pesquisa empreendida pelo próprio Paulo César, foi criada originalmente para a peça homônima escrita por ele, dirigida por João das Neves e protagonizada por Tizumba que estreou em 2011.
“O povo negro foi vitorioso também, não apenas sofredor. Precisamos contar as histórias desses heróis que a historia oficial tenta sempre apagar. Contar a história de Galanga, a história invisibilizada de um herói negro vencedor, é também um ato de resistência política e cultural”, diz Tizumba.
Preço – R$30,00
Faixas:
01 – Embaixada do Congo – Paulo César Pinheiro
02 – Capitão e Capitã – Paulo César Pinheiro
03 – Falange – Paulo César Pinheiro e Sérgio Santos
04 – Orumilá – Paulo César Pinheiro
05 – Galanga Chico Rei – Paulo César Pinheiro e Sérgio Santos
06 – Congado do Candombe – Paulo César Pinheiro
07 – A Rainha e a Princesa – Paulo César Pinheiro
08 – Congadeiro – Paulo César Pinheiro e Sérgio Santos
09 – Na Ginga do Congo – Paulo César Pinheiro
10 – Louvado Seja – Paulo César Pinheiro e Maurício Tizumba
11 – Viva Zambiapongo – Paulo César Pinheiro e Maurício Tizumba
Nenhum comentário:
Postar um comentário