segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Lysia Condé (2014)

Radicada em Natal desde 2007, a cantora mineira Lysia Condé apresenta em seu disco de estreia, que traz seu nome no título, influências de sua vivência musical ligada muito fortemente a artistas mineiros e de sua vivência no ambiente interiorano de Minas Gerais, reconhecidas tanto na escolha do repertório, quanto na interpretação das onze faixas que integram o álbum. Tal repertório, escolhido a partir de composições de artistas menos conhecidos do grande público, inclui três músicas de compositores potiguares, resultado da colaboração de artistas da cena musical onde a cantora atua.

Composições, em sua maioria, que têm o “amor” como tema e conferem uma atmosfera romântica ao trabalho, perceptível também nas fotos e cenário escolhidos para o ensaio que ilustra a capa e o encarte. “Contrato de Separação’, de autoria de Dominguinhos e Anastácia, talvez seja a mais contundente dentre todas, para a qual foi criado arranjo que ressalta a dramaticidade do texto. A intérprete trouxe para o disco duas composições do final do século XIX, “Flor Amorosa” e “Corta-Jaca’, sendo que a última ligada às memórias afetivas da artista, já que figurava como uma das músicas prediletas cantadas pela avó materna. Da mesma forma “A Lua Girou” remete à memória das paisagens e sonoridades vivenciadas no lugar de origem.  Ressalta-se também, a participação do compositor Miltinho (MPB4), cantando com Lysia “Enigma”, de autoria dele e Magro.

Produzido e arranjado pelo músico potiguar Sérgio Farias e com participação de músicos de Natal, o disco apresenta sonoridade delicada, tendo os arranjos sido concebidos de forma a valorizar a poesia e expressividade das canções e o timbre doce e suave da cantora. A formação instrumental do disco, gravado de forma acústica e quase todo ao vivo, se assemelha ao formato de música de câmara, com dois violões, baixo acústico e percussão, além de participações de flauta, acordeom, bandolim e bateria.

Preço – R$25,00

Faixas
01 - A Lua Girou (Tradição Oral Brasileira)
02 - A Vida do Rio (Simone Guimarães e Virgínia Amaral)
03 - Corta-Jaca (Chiquinha Gonzaga e Machado Careca)
04 - Enigma (Miltinho e Magro)
05 - Ana Bandolim (Tico da Costa)
06 - Flor Amorosa (Catullo da Paixão Cearense e Joaquim A. Callado)
07 - Contrato de Separação (Dominguinhos e Anastácia)
08 - Primeiro Olhar (Sérgio Farias e Cristina Saraiva)
09 - Duerme Negrito (Tradição Oral Venezuelana / Colombiana)
10 - É Brincadeira (Carlos Newton Júnior e João Salinas)
11 - Mais de Um (Eduardo Gudin e Cacaso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário