quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Roberto Guimarães - Saudade de Mim (2010)

Centro das atenções do país desde sempre, o Rio de Janeiro, como não poderia deixar de ser, foi responsável pelo surgimento da chamada bossa mineira. Bastou o baiano João Gilberto, radicado naquela cidade, incluir a canção de um compositor do estado no repertório de seu segundo e antológico LP, O amor, o sorriso e a flor (1960), para Minas Gerais entrar definitivamente para a história do gênero, influenciando autores e intérpretes – do veterano Pacífico Mascarenhas à vocalista do Pato Fu, Fernanda Takai, passando por Toninho Horta, Affonsinho e tantos outros bossa-novistas. De carteirinha ou não.

“Como naquela época a TV era rudimentar, em Belo Horizonte passávamos o dia ligados nas ondas médias da Rádio Nacional e em outras emissoras cariocas, bebendo tudo da pré-bossa nova”, relembra Roberto Guimarães, de 71 anos, autor de Amor certinho, que ganhou o mundo na voz de João Gilberto, com arranjo de Tom Jobim. “Daqui de Minas, nós comungamos do nascimento da bossa com a turma do Rio”, acrescenta o compositor.

Ao lançar o segundo disco autoral, Saudade de mim (independente), ainda hoje Roberto se mostra surpreso com a decisão de João, que, depois de ouvir e tocar Amor certinho, anunciou que gravaria a canção em seu LP. “Sabe aquelas coisas do acaso?”, recorda o compositor mineiro. Os dois foram apresentados, em 1959, por uma amiga da turma de serenata de Roberto. O encontro ocorreu na casa da tia de Astrud Gilberto, ex-mulher do baiano, logo depois de uma apresentação de João no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.

“Naquela noite, toquei no violão do João cinco músicas minhas. Ele não falava nada, apenas ouvia. Por fim, pediu que repetisse a segunda – Amor certinho –, que escutou outra vez antes de pegar o violão e tirar a harmonia, enquanto eu escrevia a letra no papel”, revela Roberto. Não por acaso, o mineiro teve parte de sua trajetória registrada por Ruy Castro no livro Chega de saudade: a história e as histórias da bossa nova, lançado em 1990.

O compositor e economista aposentado mantém a rotina tranquila em sua confortável casa no Bairro São Bento, Zona Sul da capital. Ele apenas lamenta que, devido à pendência judicial de João Gilberto com a gravadora Odeon, proibida de lançar mundialmente em CD os três primeiros álbuns do baiano nem sequer possa desfrutar dos direitos autorais de Amor certinho. Isso, apesar da extensa execução da canção e das centenas de cópias piratas de O amor, o sorriso e a flor circulando mundo afora.
*por Ailton Magioli - EM Cultura

Preço – R$20,00

Faixas:
01 – Minas – Roberto Guimarães
02 – Sobe O Verão – Chico Amaral e Roberto Guimarães
03 – Com Você – Roberto Guimarães
04 – Ela – Robertinho Brant e Roberto Guimarães
05 – Wait – Roberto Guimarães
06 – Encontro – Roberto Guimarães
07 – Sem O Teu Carinho – Chico Amaral e Roberto Guimarães
08 – Salsa e Cebolinha – Robertto Guimarães
09 – Saudade de Mim – Roberto Guimarães
10 – Seis Cordas e Uma Voz – Roberto Guimarães
11 – Gosto de Mel – Bob Tostes e Roberto Guimarães
12 – Saudade de Mim (Instrumental) – Roberto Guimarães    

Nenhum comentário:

Postar um comentário