quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Nivaldo Ornelas – Ao Vivo (2011)

 
Ao bancar o próprio trabalho, o artista independente acaba pagando um preço às vezes caro por tudo que produz. Que o diga Nivaldo Ornelas, que está lançando seu primeiro DVD quatro anos depois da gravação, ao vivo, do show no projeto Rio Jazz Instrumental, no Teatro Caixa Cultural, do Rio de Janeiro. “Como sou meu próprio mecenas e DVD é um produto muito caro, acabei me bancando”, explica o saxofonista, cujo reconhecido talento acabou garantindo o patrocínio de algumas empresas para o projeto.

Na opinião de Nivaldo, o DVD é uma mídia fantástica para a divulgação da música instrumental. “Hoje, as pessoas preferem o DVD ao CD”, constata, salientando o fato de as pessoas também estarem baixando tudo via internet. Com repertório montado em função dos convidados, Nivaldo Ornelas – Ao vivo surpreende pela adesão do saxofonista ao samba. “Sou um mineiraço”, posiciona-se, sem desprezar o samba de origem baiana, que acabou encontrando terreno fértil em terras cariocas.

O filho Mayo, de 37 anos, segundo admite, pode até ser considerado um sambista, ainda que a música não seja seu objeto de trabalho. Profissionalmente, o cavaquinista é desenhista e trabalha com publicidade.

De sua autoria, inéditas, Nivaldo gravou as faixas Tijuca, Sob controle (originalmente feita para o festival Estação Viçosa, da Zona da Mata) e Dina, cadê você?. Entre as releituras não poderia faltar um clássico do samba: A flor e o espinho, de Alcides Caminha, Guilherme de Brito e Nelson Cavaquinho.

Mas também há um clássico da Broadway, You go to my head, de Gillespie, Haven, Coots e J. Fred, enquanto o Samba de Orfeu, de Luiz Bonfá e Antonio Maria, vem da trilha do filme Orfeu negro, do diretor Marcel Camus, inspirado em peça de Vinicius de Moraes com música de Tom Jobim.

O lançamento anterior de Nivaldo Ornelas foi Fogo e Ouro, disco de repertório autoral, inédito. Com cerca de 16 trabalhos lançados, o saxofonista também gravou outros em parceria com Juarez Moreira, Ricardo Leão e Márcio Rezende. Criado em família musical, já na infância Nivaldo integrava o grupo de seresta dos pais Revivendo o Passado, mais tarde rebatizado Revendo o Passado. Aos 11 anos, foi estudar música na escola, e aos 15 já tocava em festinhas. Integrado aos famosos conjuntos de Célio Balona e Gilberto Santana, em 1971 ele acabaria se mudando para o Rio de Janeiro.
*por Ailton Magioli - EM Cultura

Preço – R$35,00

Faixas
01 - Tijuca - Nivaldo Ornelas   
02 - Sob Controle - Nivaldo Ornelas   
03 - Dina, cadê você? - Nivaldo Ornelas   
04 - A Flor e o Espinho - A. Caminha , G. Brito e N. Cavaquinho       
05 - You Go To My Head - Gillespie, Haven, Cotts e J. Fred   
06 - Roque Novo - Nivaldo Ornelas       
07 - Samba de Orfeu - Luiz Bonfá e Antônio Maria      

Nenhum comentário:

Postar um comentário