sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Constantina – Haveno (2011)

Com uma estética minimalista e delicada, o Constantina têm figurado como uma das bandas mais interessantes da nova seara do rock instrumental. Os arranjos são trabalhados de maneira experimental, com um uso inteligente de guitarras e sutis interferências eletrônicas, sempre aberto ao improviso.

Merece também destaque a preocupação do grupo com a linguagem visual do Constantina. O projeto gráfico dos discos, desenvolvido pelo designer Bruno Nunes, também músico e integrante da banda, se estendem em diálogo intenso com o som produzido. Capas dos discos, cartazes dos shows e outras peças sempre primaram pelo desenvolvimento de uma linguagem própria, em consonância com a linguagem musical da banda.

A proposta de fazer essa conjugação das visualidade com a linguagem musical não é novidade para o Constantina. No trabalho anterior, gravado em 2008 quando a banda ainda era um sexteto, ¡Hola Amigos...! registra muito bem esse casamento. Produzido em home studio, o álbum apresenta quatro passeios sonoros distintos que também aparecem no conceito gráfico. É um trabalho mais coeso e pop, calcado em elementos mais enxutos.

Fazem parte ainda da discografia da banda os álbuns de estúdio Jaburu (2006), Constantina (2005), além de outros álbuns ao vivo e
participações em coletâneas. O grupo mineiro já teve a oportunidade de tocar em uma dezena de festivais e casas dedicadas à música independente pelo Brasil, incluindo as cidades de São Paulo, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro.

Em março de 2011, o Constantina foi convidado a participar do Festival South by Southwest (http://sxsw.com). O Festival, conhecido por ser um dos maiores festivais de música independente do mundo, contou nessa 25a. edição com nomes conhecidos, como Strokes,
Man Man, Joan of Arc, Cold War Kids.

Na atual formação - com sete integrantes - o Constantina está trabalhando na divulgação de seu quarto álbum gravado em estúdio, Haveno. Palavra tomada da língua franca internacional Esperanto, Haveno significa porto. O conceito do disco está inteiramente ligado ás idas e vindas do mar e a seu movimento natural de expansão e contração. O porto, lugar de chegada, é também o local da partida para novos caminhos e novas possibilidades. O álbum cria imagens sonoras que partem de uma calmaria depois das tempestades, mas que sempre antevê novas viagens.

Gravado pelo selo independente La Petite Chambre, o novo trabalho foi lançado oficialmente em setembro de 2011.

Preço – R$20,00

Faixas
01 - Imobilidade Tônica
02 - Azul Marinho
03 - Juan, El Marinero
04 - Benjamin Guimarães
05 - Bagagem Extra
06 - Pequenas Embarcações
07 - Monte Roraima

Todas as músicas compostas por Constantina

Nenhum comentário:

Postar um comentário