segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Festa do Rosário - Nova Lima – Raposos (2010)

A tradição dos grupos de congado de Nova Lima e Raposos, expressa durante a festa de Nossa Senhora do Rosário nos dois municípios, é tema de "Registro Fonográfico da Festa do Rosário - Nova Lima e Raposos"
Segundo Beth Rajão, produtora executiva do projeto, a intenção é contribuir para a divulgação e transmissão de conhecimento da cultura dos congadeiros e valorizá-los cultural e socialmente.
"Frequento e participo dessas festas desde criança. Em certo momento, comecei a observar que essas manifestações, os cânticos e a transmissão dessa cultura estavam sendo esquecidas. Nossa proposta é de preservação e transmissão de uma riqueza de Minas Gerais", conta Beth.
Outra questão que a produtora destaca é o aspecto etnomusicológico da iniciativa, no sentido de buscar uma proximidade com a concepção que os congadeiros têm sobre sua vivência musical para criar essa manifestação.
"Nossa ideia era fazer algo amplo e enriquecedor. Apresentar não somente o registro musical, mas todo o estudo etnomusicológico do congado. Tivemos a consultoria da Glaura Lucas, professora da Escola de Música da UFMG e doutora em música pela UniRio, para vincular a tradição oral com o repertório musical dos grupos".

Preço – R$30,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário