quarta-feira, 16 de maio de 2018

Enzo Banzo - Canção Escondida (2017)

Música e poesia correm no sangue de Enzo Banzo, 40. O mineiro de Ibiá, que mora em Uberlândia há mais de 20 anos, nasceu em casa de mãe professora de português e se destacava nos concursos de poesia dos quais participava. “Meus poemas quase sempre ganhavam o primeiro lugar”, rememora orgulhoso. Também na infância, ouvia Caetano Veloso, Titãs, Cazuza... “A gente escuta uma música quando é criança e sabe que gosta dela desde sempre”, dimensiona.

Já na fase adulta e nos vocais da banda uberlandense Porcas Borboletas, Banzo – seu nome na certidão de nascimento é Ênio Bernardes – começou a encontrar sons nas entrelinhas das muitas poesias que lia e, desde 2001, passou a musicar escritos de Paulo Leminski e Arnaldo Antunes.
Em 2013, já tinha material suficiente para lançar um disco. E assim nasceu o Canção Escondida. “Acho que todo poema pode ter canções escondidas, até em casos radicais, como os poemas concretos”, pontua.

Ao todo, 11 faixas compõem o disco, com poemas musicados de Luís de Camões, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, Arnaldo Antunes e Alice Ruiz. Poesias de pessoas próximas a Banzo, como Danislau (Porcas Borboletas), Cleusa Bernardes (mãe do artista), Marcelino Freire e Clara Averbuck também estão no álbum.

Com o trabalho, Banzo pretende desmistificar a ideia de que poesia é só “para intelectuais”. “Por uma questão cultural do país, a canção é uma arte muito mais difundida. É muito mais comum saber de cor uma canção a um poema. Mas existem textos que não são tão difíceis de se entender. A ideia é descentralizar a poesia”, conta.

Distintos. Em “Canção Escondida” é clara a distinção de estilos dos poetas musicados, como Drummond, poeta modernista, e Camões, renascentista. A ideia de Banzo é dar unidade a vozes de diferentes períodos. “É uma conversa entre eles que tem a mim como fator comum. São temas universais cantados por meio do meu jeito de ler. Eu e o Saulo Duarte (produtor) tentamos dar uma unidade ao disco para que ele não se parecesse uma coletânea”, diz.

Preço – R$28,00

Faixas:
01 - Eu - Enzo Banzo e Arnaldo Antunes
02 - Tanto de Meu Estado Me Acho Incerto - Enzo Banzo e Luís de Camões
03 - Sobre O Amor - Enzo Banzo e Danislau
04 - Acabou O Champagne - Enzo Banzo e Clara Averbuck
05 - Do jeito Que Você Queria - Enzo Banzo e Alice Ruiz
06 - Perturbação - Enzo Banzo e Carlos Drummond de Andrade
07 - Tua Música de Amor - Enzo Banzo e Marcelino Freire
08 - Only Life - Enzo Banzo e Paulo Leminski
09 - Poesia Concreta - Enzo banzo e Cleusa Bernardes
10 - Escondido (Vinheta) - Gustavo Galo e Enzo Banzo
11 - Escondido - Enzo Banzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário