terça-feira, 3 de março de 2015

Vagnér Santo - De Palavras e Vinhos – (2014)

Vagnér Santo, nascido em Rubim, Vale do Jequitinhonha, iniciou carreira de cantor ainda quando estudava Ciências Biológicas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), quando participou da peça Vereda da Salvação, de Oswald de Andrade.

Com a transferência para a UFMG, em 1978, montou o Grupo Seriguela & Pitanga, cujos componentes eram colegas estudantes dos cursos de Engenharia, Medicina, Veterinaria, Letras e tinha a proposta de cantar canções da autoria do grupo e musicas de tema regional. O Grupo fez sua estréia no mês de julho de 1978, durante a Feira de Arte da Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP). Após diversas apresentações pelo interior do Estado de Minas e shows em circuito universitário, o grupo dissolveu-se em  1980.

A partir de então, Vagnér Santo começou carreira solo participando de festivais de musica   pelas cidades de Minas Gerais , sendo premiado em diversos deles como no FESTIVALE (Enraizado), em Salinas; Itambacuri, Nanuque e Jordânia (Prenda em Carne e Osso);  FESTIVALE (Cê tá mentin, cê num conhece o Vale do Jequitinhonha), em Rubim, dentre outros.

O primeiro show ocorreu em 1984 (O avesso do bordado), no Teatro do ICBEU, em Belo Horizonte, sob os arranjos e direção de Renato Motha. Desde então, foram inúmeros shows pelos espaços de Belo Horizonte:  Com licença, eu vou a bossa (Teatro Clara Nunes) com direção de palco de Jorge Fernando dos Santos e direção musical de Renato Motha; Cartola e Geraldo Pereira (Teatro Francisco Nunes); Eu Canto (Teatro Francisco Nunes), Caça a Raposa- interpretando João Bosco (Teatro Francisco Nunes), Choro Bandido-interpretando Edu Lobo (Sala Juvenal Dias , Palácio das Artes/ Teatro SESIMINAS), Cartola e Geraldo Pereira (Auditório da UFMG/ Teatro Francisco Nunes), Como um Mutante (Teatro Dom Silvério); Beijo na Boca, não (Auditório UFMG). Participou do show As novas Onhas do Jequi com produção de Tadeu Martins, no grande Teatro do Palácio das Artes.

Em 2006, lançou o primeiro CD Do Salgado e do Doce com apresentação na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes/ Teatro SESIMINAS e em cidades e locais diversos. Esse mesmo CD foi lançado nos EUA, com novo design e encarte bilíngue (2012).

Mais recentemente, durante período de estudo  na Universidade da  Califórnia em Berkeley, Estados Unidos, fez contato com músicos de lá e dai saiu o novo CD De Palavras e Vinhos. Somente musicas inéditas assinadas por Vagnér e os parceiros Wesley Pioest (Bailarina, De corpo e alma, Iluminação) e Leonardo Persoleo, do Grupo Oiaqui (Samba Estrangeiro). O arranjos e a direção musical foram assinados pelo baixista Kai Eckhardt. O piano ficou por conta de Osam Ezzeldin; bateria e percussão com a marca de Celso Alberti (acompanhou Flora Purin nos Estados Unidos).  O CD tem produção independente dirigida pelo cantor/compositor.

Gravado no OTR Studios, uma referencia da Sony Music em caixas acústicas profissionais sob a coordenação de Cookie Marenarte.  O encarte e a arte foram concebidos por Patrick O`Connor (Belmont , CA) e a fotografia é de David Papas (San Francisco, CA).  A música titulo do CD foi feita em hora de almoço, num restaurante em Sonoma, CA e, é uma critica aos brasileiros que não curtem falar a língua  portuguêsa quando estão no estrangeiro, ao contrario de turistas de outros países, ao mesmo tempo que presto homenagem a Berkeley e San Francisco pelo bom acolhimento (cito locais das duas cidades por onde andei, além de Sonoma e Nappa Valley) .

A vontade de gravar nos EUA surgiu de fazer uma leitura mais diferenciada das minhas músicas, com arranjos feitos por um americano. Também para mostrar a universalidade na música mesmo sendo  eu originado do Vale do Jequitinhonha.
Atualmente, Vagnér Santo divide a música com o ser professor/pesquisador  na Faculdade de Odontologia da UFMG.

Preço – R$25,00

Faixas:
01 – Bailarina – Wesley Pioest e Vagnér Santo
02 – Das Bandas de Lá – Vagnér Santo
03 – De Corpo e Alma - Wesley Pioest e Vagnér Santo
04 - De Palavras e Vinhos – Vagnér Santo
05 – Desconfiança – Vagnér Santo
06 – Eu Faço Samba - Vagnér Santo
07 – Iluminação - Wesley Pioest e Vagnér Santo
08 – Monalisa – Vagnér Santo
09 – País do Sol – Vagnér Santo
10 – Prenda em Carne e Osso –  Vagnér Santo
11 – Samba estrangeiro – Leonardo Persoleo e Vagnér Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário