sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Janaína Moreno – Festeira (2014)

Gravado entre maio e julho de 2013 e com produção musical e arranjos do violonista Luiz Brasil, “Festeira” é disco inspirado na diversidade musical brasileira e inclui canções de ritmos variados - do samba ao pop - e lança Janaína ao desafio de passear por diferentes nuances com seu canto de voz suave e marcante numa incursão profunda na MPB contemporânea, passeando do hip hop ao baião, blues, baladas e o bom e velho rock.

Das 11 faixas, cinco são composições autorais de Janaína, como “Quintal das Ilusões”, inspirada na saudade da infância do filho numa balada com uma pitada de rock and roll. Em “Você só vale o que tem” destila um blues da saga de uma mulher feminista e determinada à frente de seu tempo, assim como em “Semeou Cumpadi” narra a transformação de uma mulher que deixa de ser submissa para mostrar-se segura diante da vida. Já em “Todo Mundo Notou”, ela apresenta uma canção pop com a participação do MC e seu parceiro na composição, Akira Presidente. Essa música, exclusivamente, tem produção de Janaína Moreno.

Um ponto forte é a canção-homenagem “Cantoras do Meu Brasil”, inédita do baiano Moraes Moreira que celebra as divas da música popular brasileira, citando entre tantas Carmem Miranda, Dalva de Oliveira, Araci de Almeida, Maysa e Clara Nunes. O álbum ainda possui regravações Chico Buarque de Holanda (“Assentamento”) e Paulo César Pinheiro (“Capoeira coração”), além de outras inéditas do sambista mineiro Dé Lucas (Clarear) e Beto Soroli (“Semeou cumpadi”). O álbum conta com programação visual e fotos de Vinicius Monzichuki.

Sobre Janaína
Atriz e cantora, Janaína Moreno seja cantando ou atuando no palco tem o talento de atrair a atenção do espectador. Foi assim que ao conhecê-la o ator e diretor Paulo José disse-lhe certa vez: “você é muito cantora. Invista!”. A moça que ainda aos sete anos de idade se apresentou em um programa de TV e com formação em artes cênicas aceitou o desafio. Há seis anos, Janaína partiu para o Rio de Janeiro, onde venceu concursos como o “Novos bambas do velho samba”, do tradicional bar Carioca da Gema e o prêmio “Divas da MPB”, que teve curadoria de Ná Ozetti, do titã Charles Gavin e Sérgio Cabral.
Já excursionou pela Espanha, Argentina, Holanda e Noruega, além de alguns países africanos e dividiu palco com nomes como Moraes Moreira, Alcione e Diogo Nogueira.

Preço – R$25,00

Faixas:
01 – Festeira – Janaína Moreno
02 – Cantoras do Meu Brasil – Moraes Moreira
03 – Clarear – Dé Lucas
04 – Filha D’oxum – Thiago da Serrinha e Leo Antunes
05 – Quintal das Ilusões - Janaína Moreno
06 – Lampião de Maria - Janaína Moreno e Rafael Pondé
07 – Capoeira Coração – Paulo Cesar Pinheiro e Sombra
08 – Baião pra Ficar - Janaína Moreno e Thiago da Serrinha
09 – Semeou Cumpadi – Beto Soroli
10 – Assentamento – Chico Buarque
11 – Você só Vale o que Tem - Janaína Moreno e Glad Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário