quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Laura Lopes – Abaporu (2012)

O quadro Abaporu (1928), de Tarsila do Amaral é sem dúvida um dos símbolos potentes não só da produção artística quanto da própria sociedade brasileira. Olhar para o estrangeiro, misturá-lo às particularidades da nossa cultura tradicional e transformá-lo em algo marcado pela força das cores, ritmos e apuro das poesias e melodias.
Essas são a tônica do primeiro álbum de Laura Lopes, assim como foi do quadro e do movimento artístico do qual ele foi marco fundador. Abaporu que intitula o primeiro CD da cantora e compositora mineira.
A artista construiu um repertório de 11 canções compostas, em sua maioria, por ela mesma. Quando não, selecionou cuidadosamente músicas inéditas de parceiros que possuem trabalhos alinhados ao conceito do disco.

A produção e o show

Em tupi guarani, Abaporu representa o homem que come gente. Além do sentido literal, a palavra dá nome a um dos mais simbólicos quadros brasileiros. Tarsila do Amaral inspirou diretamente a cantora e compositora Laura Lopes, que reúne em seu primeiro álbum canções inéditas.
O show é a manifestação dessas inspirações culturais trazidas para o ambiente sonoro brasileiro; com a presença das distintas e muito expressivas personalidades musicais de cada integrante do grupo. Ao mesmo tempo em que estão presentes instrumentos com sonoridade orgânica - naipes de madeiras e cordas - , o álbum traz elementos como a guitarra elétrica, programações eletrônicas e sonoridades metálicas.

 Abaporu é fruto da parceria de Laura Lopes com dois diretores musicais, o belo-horizontino Thiakov e o violonista português João Pires. Desde 2010, João vive em Belo Horizonte. No convívio com Laura e demais instrumentistas, têm desenvolvido diversos trabalhos na capital mineira.

O álbum contou com músicos conceituados na cena de Belo Horizonte que
pertencem a mesma geração da cantora: João Pires, Rafael Ludicanti, Luiz Gabriel Lopes, Mateus Bahiense, Milagros Vazquez, Rafael Martini, Thiakov, Yuri Vellasco, Jonas Vitor, Juventino Dias, Sérgio Danilo, Alaécio Martins, Alexandre Andrés, e outros músicos, em sua maioria, mineiros.

Grande parte dos arranjos foi concebida pelos instrumentistas em ensaios, de forma coletiva, dentro da proposta que Laura e do que os diretores propunham. O registro traz também arranjos de Fábio Adour, Rafael Martini e Thiakov. 

Preço – R$20,00

Faixas:
01 - Abaporu (César Lacerda e Numa Ciro)
02 - À cidade (Laura Lopes)
03 - Carta de despedida (Laura Lopes e César Lacerda)
04 - No mar (Laura Lopes e Marina de Castro)
05 - Vida de terra (Laura Lopes e João Pires)
06 - Relato (Laura Lopes)
07 - Ioiô (Pedro Carneiro)
08 - Infinito Plural (Laura Lopes)
09 - Samba do apocalipse (Pablo Castro e Makely Ka)
10 - Enquanto o cais (Laura Lopes e Luiza Brina)
11 - Um pedaço (Helder Quiroga e João Pires)

Nenhum comentário:

Postar um comentário