quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Clovis Aguiar - Fio Condutor (2011)


Fio condutor é o nome do mais novo trabalho do pianista e compositor mineiro Clóvis Aguiar e é também seu segundo trabalho autoral, que ele classifica como um disco que é a sua cara. “Ele revela a maneira como encaro a música”, diz. “Todos os arranjos, como os de base, os de cordas, são meus, com exceção dos metais. Tem tango, choro, balada, baião. Ficou do jeito que eu queria.”

O álbum tem 11 faixas, sendo que cada uma delas presta homenagem a um artista ou pessoa importante que passou pela vida do pianista, como Tom Jobim, Astor Piazzolla, Dori Caymmi, Ernesto Nazareth, Pat Metheny, César Camargo Mariano, Eliane Elias, João Bosco e Toninho Horta. Aliás, a música que dá nome ao CD é justa homenagem ao guitarrista mineiro. “Todos os artistas a quem dedico as canções foram fundamentais para a minha formação musical, mas o Toninho contribuiu de forma mais decisiva.

Outros artistas também estiveram presentes nas gravações, como Neném, Renato Saldanha, Sérgio Silva, Juventino Dias, Chico Amaral, Célio Balona, Milton Ramos, Leonardo Brasilino, Eliseu Barros (e a família Barros), Glaucus Xavier e Estêvão Teixeira. A única faixa de Fio condutor que não homenageia um artista é a romântica Valsa do coração, que Clóvis fez especialmente para a mulher, Sônia.

Clóvis Aguiar estudou harmonia com Wilson Curia e harmonização com Ian Guest. Viveu oito anos na França e, graças ao estilo suave e, ao mesmo tempo, de alta técnica, viajou pela Europa, Oriente Médio e África e tocou com nomes como Rosinha de Valença, Elza Soares, Maurício Tapajós e Kleiton Ramil. Voltou ao Brasil em 1994 e, desde então, vem sendo requisitado por artistas como Milton Nascimento, Nivaldo Ornelas, Juarez Moreira, Marku Ribas, Beto Guedes e Sérgio Santos.
Ana Clara Brant - EM Cultura

Preço - R$25,00

Faixas
01 – Fio Condutor – Clóvis Aguiar
02 – Manhãs – Clóvis Aguiar
03 – Barefoot – Eliane Elias
04 – Valsa do Coração – Clóvis Aguiar
05 – Prefácio – Clóvis Aguiar
06 – Doce Elias – Clóvis Aguiar
07 – Astoriana – Clóvis Aguiar
08 – Êta João – Clóvis Aguiar
09 – Marítima – Clóvis Aguiar
10 – Na Estrada – Clóvis Aguiar
11 – Baianeira – Clóvis Aguiar
12 – Maxixando – Clóvis Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário