terça-feira, 29 de novembro de 2011

Orquestra Experimental UFOP - Ouro Preto – Latinidade (2007)

A Orquestra Experimental Ufop/Ouro Preto foi criada em maio de 2000 pelo compositor e bandoneonista argentino Rufo Herrera, radicado no Brasil desde 1963, e Ronaldo Toffolo, ambos professores da Universidade Federal de Ouro Preto.

A Orquestra é base operacional de um núcleo de atividades formativas extra-curriculares, onde jovens estudantes de música, de nível avançado, e músicos profissionais põem em prática seus conhecimentos adquiridos. Tem como propostas o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas e a oferta à comunidade universitária, local e itinerante, de uma programação periódico-permanente de concertos.

Célula de criação de repertório contemporâneo, propõe-se à sua difusão e registro, bem como de difusão da música dos “compositores da escola mineira”, com ênfase àqueles que atuaram em Vila Rica e Mariana nos séculos XVIII e XIX . Dentre outras, citam-se a apresentação integral, em tempos modernos, das Matinas de Natal e Matinas de São Vicente, do Reverendo Padre Mestre João de Deus de Castro Lobo (1794: Vila Rica – 1832 :Mariana) e a participação, como convidada, no DVD “Música dos compositores do passado e do presente”, dirigido por Luc Riolon, e difundido na Europa em 2005 pela televisão francesa TV 5. Dentre as cidades nas quais vem realizando concertos, além de Ouro Preto e Mariana, figuram Belo Horizonte, Juiz de Fora, Ipatinga, Itabira, Angra dos Reis, Rio de janeiro e São Paulo.

Em São Paulo, realizou concertos no Teatro Itaú Cultural e SESC Belenzinho. No Rio de Janeiro, na Sala Cecília Meireles e no Theatro Municipal, tendo como solistas Rufo Herrera (bandoneon), Ricardo Amado (violino) e Hugo Pilger (violoncelo). Como formadora de público, a Orquestra oferece ,ainda, além de seus periódicos concertos nas salas, teatros e igrejas da sede do município onde atua, agenda mensal de concertos de música de câmara, com participação de seus músicos ou de grupos conexos à Orquestra.

Democratizando o acesso à música, promove, em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, apresentações musicais camerísticas em todos os distritos do município. Tem como regente titular o maestro Sílvio Viegas. Realizou concertos também com regentes convidados, tais como os maestros Arnon Sávio Reis de Oliveira (MG), Ernani Aguiar (RJ) e Júlio Moretzsohn (RJ).

Preço – R$25,00

Faixas
01 – Suite Buenos Aires – Século XX – Rufo Herrera
02 – Adiós Nonino – Astor Piazolla

Sonata para Cordas – Carlos Gomes
03 – I – Allegro animado
04 – II – Allegro Scherzoso
05 – III – Largo
06 – IV – O Burrico de Pau

Concerto para Violino e Orquestra – Guerra Peixe
07 – I – Allegro Cômodo
08 – II – Andantino
09 – III – Allegro um poço vivo

10 – Graciela Y Buenos Aires – José Bragato
11 – Beco do Pilão – Chiquinho de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário