quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Flávio Renegado – Minha Tribo é o Mundo (2011)

Desde sua estreia, em 2008, Flávio Renegado parecia prever que suas músicas percorreriam o mundo. Intitulado “Do Oiapoque a Nova York”, o CD foi lançado de forma independente, vendeu mais de 7 mil cópias e o levou a turnês por Cuba, França, Inglaterra, Espanha e Austrália, além de percorrer dezenas de cidades brasileiras. Esse processo foi crucial para o desenvolvimento de seu novo trabalho, “Minha tribo é o mundo”.

Produzido por Plínio Profeta - que já trabalhou com Lenine, Tiê e O Rappa - e gravado no Rio de Janeiro, o CD apresenta uma sonoridade mais urbana e influenciada pela multiplicidade dos movimentos sonoros contemporâneos. Sem se prender a limites geográficos, sua música dialoga com batidas africanas, ritmos caribenhos, texturas do hip hop norte-americano, a energia da música eletrônica e a malandragem do samba.

Uma prévia dessa diversidade pôde ser conferida na faixa-título, primeira música de trabalho do CD, com participações de artistas como Donatinho e Edu Krieger.
Enquanto a música transforma a vida de Flávio Renegado e o leva a circular por todo o Brasil e no exterior, também altera aqueles que são tocados por ela, restando a certeza de que gostando ou não, ninguém ficará indiferente às suas obras. Não por acaso, nos últimos anos Renegado esteve ao lado de alguns dos mais originais artistas da cena musical brasileira, do virtuosístico guitarrista Toninho Horta ao astro da MPB Lenine, assim como aclamados novos nomes da música brasileira como a cantora Aline Calixto e o vanguardista Fernando Catatau, do Cidadão Instigado.

Se a diversidade de parceiros aponta a inquietação de Flávio Renegado, sua extensa produção por outras áreas confirma sua vocação artística. Rapper, compositor, instrumentista, poeta, ator e líder comunitário, Flávio Renegado partiu dos estreitos becos do Alto Vera Cruz (comunidade carente da cidade de BH) para tomar o mundo de assalto com seu trabalho que tira o hip hop do gueto e abraça as mais diversas influências.

Ciente de sua capacidade de criação e movimentação por diferentes manifestações artísticas, ele parece ter noção de não pertencer a nenhum gênero específico, nenhuma classe artística definida, nenhuma região. Ao mesmo tempo, absorve todas elas. Um paradigma que explicita no título do novo CD e que deixa no ar as possibilidades que estão por vir ao dizer que “Minha tribo é o mundo”.

Preço – R$15,00

Faixas
01 – Minha tribo é o Mundo – Flávio Renegado
02 – Zica – Flávio Renegado
03 – Suave – Flávio Renegado
04 – Sai Fora – Flávio Renegado
05 – Qual o Nome Dela – Flávio Renegado 
06 – Pontos Cardeais – Flávio Renegado
07 – Eu Quero Saber – Flávio Renegado
08 – Evoluídos Pensamentos – Flávio Renegado
09 – A Massa Quer Dançar – Flávio Renegado e Gustavo Maguá
10 – Homens Maus – Flávio Renegado, Ozled, PDR, Monge, Das Quebradas e Zeloty
11 – Tempo Bom – Flávio Renegado    

Nenhum comentário:

Postar um comentário