sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Anna Ly – Desenrolando a Língua (2007)

“Desenrolando a Língua”. Trata-se de um projeto que Anna Ly se dedica à cinco anos, com muita pesquisa e estudo sobre a história e formação da língua portuguesa falada no Brasil e que resultou um livro e um CD dirigido ao público infanto-juvenil.

“Este trabalho é o resultado de uma pesquisa, de um assunto que me atrai muito – as línguas. Apesar de não me considerar uma especialista, as diferenças e diversidade das línguas, sempre me chamaram atenção, inclusive em alguns dos meus shows interpreto canções em italiano, francês, latim, inglês e português”, diz Anna Ly.

O livro narra de maneira divertida e numa linguagem cativante a história de Lu, uma menina que adora ler e que um dia encontrou três dicionários. Veja parte da narração do livro:.... um dia desses, Lu começou a folhear três dicionários que encontrou na estante do pai: um da língua Tupi, falada pelos índios que viviam no Brasil antes da chegada dos portugueses; outro de uma língua chamada Latim, que quase ninguém fala mais; e uma outra tal de língua Nagô, que alguns povos da África ainda falam até hoje....

Além da edição do livro que tem projeto gráfico e ilustração de Estevão Machado e revisão de textos de Sávio Grossi, Anna Ly lança um CD onde reúne canções de domínio público e composições inéditas, de sua autoria, com letras divertidas e ritmos dançantes, de forma a motivar nas crianças o interesse por conteúdos essenciais da nossa cultura, evitando os padrões estereotipados da música infantil oferecidas pela mídia convencional.

No projeto livro e CD "Desenrolando a Língua", Anna Ly apresenta uma lúdica narrativa das origens da língua falada no Brasil, que é oficialmente nomeada de "Língua Portuguesa" em sua remota matriz latina, mas que adquire autonomia de "Língua Brasileira" ao incorporar expressões dos idiomas ameríndios e dos diversos troncos linguísticos africanos, além de estrangeirismos (franceses, espanhóis, italianos, ingleses, etc) definitivamente agregados ao nosso vocabulário popular.

Toda a história é conduzida sem a pretensão de rigorosa pesquisa científica, mas com intenção de demonstrar, em formato didático e interativo, que a língua de um povo está sempre em movimento, transformando-se em sintonia com o tempo, o espaço e o quadro social. Nas letras das músicas, Anna Ly surpreende ao pontuar, com provocante bom-humor, vocábulos agregados à nossa língua escrita e falada a partir do Latim clássico e vulgar, do Grego, do Tupi-Guarani, dos dialetos africanos, das línguas neo-latinas e de outras influências lingüísticas originadas em nações cultural e geograficamente distantes do Brasil.


Preço – R$25,00

Faixas
01 - Língua do Índio – Anna Ly
02 - Companheiros, eu sei Tocar – Domínio Público
03 - Fuzuê – Anna Ly
04 - Alecrim – Domínio Público
05 - Cocodrilos – Domínio Público
06 - Là-Haut sur la Montagne
07 - Danza del Serpente
08 - Você está falando Grego – Anna Ly
09 - All Night, All Day – Domínio Público
10 - Conversa pra Boi Dormir – Anna Ly
11 - O meu Carango – Anna Ly
12 - O Lamento dos Animais – Anna Ly 

Nenhum comentário:

Postar um comentário