sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Titane – Sá Rainha (2016) DVD


O DVD SÁ RAINHA, de TITANE, reúne e disponibiliza imagens de seu acervo pessoal, registrando um dos períodos fundamentais da música no país, em que a sua produção se volta para fontes autóctonas com vigor e determinação. Em Minas, a fonte primeira é a Festa de Nossa Senhora do Rosário, do congado mineiro.

O DVD é dividido em três partes: 

TITANE canta 
Traz a íntegra de show dirigido por João das Neves, gravado ao vivo em 2003, Belo Horizonte. Nele a cantora vem acompanhada dos músicos que formavam sua banda no período. São eles: Gilvan de Oliveira e Weber Lopes, violonistas com carreiras-solo consolidadas e renomados por sua inegável contribuição à história do violão brasileiro, o baixista Ivan Corrêa e o percussionista Sérgio Silva. Como convidados estão Chico César, Pereira da Viola, Edvaldo Santana, Maurício Tizumba e a Guarda de Massambique de Nossa Senhora das Mercês, de Oliveira/MG.

TITANE dança 
Apresenta cenas da Festa do Rosário de Oliveira, gravadas ao vivo durante os Festejos, registrando Guardas de Congado, Cortejos, a presença da cantora como integrante da Guarda de Catupé de N.Sra.do Rosário, depoimentos e conversas de Titane com os congadeiros.

TITANE fala 
Registra depoimentos de Titane sobre os músicos que formam a banda com a qual atuou  durante mais de 10 anos – Gilvan de Oliveira, Weber Lopes, Serginho Silva e Ivan Correa, e também João das Neves e Klauss Vianna, artistas sobre artistas com quem conviveu e trabalhou.

Com direção de Sérgio Borges e Pablo Lobato, o dvd SÁ RAINHA, lançado em setembro de 2016,  reúne imagens foram geradas entre os anos de 2003/2004, em Belo Horizonte.

REPERTÓRIO 
01.VIOLA CÓSMICA  Pereira da Viola e Gildes Bezerra
02.FOLIA DE PRÍNCIPE  Chico César 3.PRUCUTUNDÁ  Bilora
Convidado: Pereira da Viola
04.ZENSIDER   Edvaldo Santana e Ademir Assunção
05.REZA   Zeca Baleiro sobre poema de Paulo Leminski
06.TEREZA  Zé Neto
08.TEMPLO  Chico César, Tata Fernandes e Milton Di Biasi
09.TIRANA DA ROSA – dp Vale do Jequitinhonha/Rec.Frei Chico e Lira Marques/AdaptTitane
10.CANÇÃO PEQUENA  Edvaldo Santana e Akira Yamasaki
11.EMBALA EU   Maurício Tizumba
12.Estação Derradeira   Chico Buarque
12.GALOPE   Gonzaguinha
13.TRILHA NA COXIA  improviso
14.SÁ RAINHA   Maurício Tizumba
Citação 1: Caxangá, de Milton Nascimento e Fernando Brant
Citação 2: No Tempo do Cativeiro, do congado mineiro
Convidado: Maurício Tizumba
15.DANÇA  Chico César
Convidados: Chico César e Maurício Tizumba
16. ARUÊ  Guarda de Massambique de Nossa Senhora das Mercês
Citação: Tá Caindo Fulô -  tema de domínio público do Congado Mineiro

Esta seleção de canções e o tratamento a elas destinado vem dialogar, confrontar e estabelecer relações entre a música popular brasileira e o universo musical do congado mineiro.

TITANE E O CONGADO MINEIRO  
O repertório do show SÁ RAINHA e o tratamento a ele destinado vem dialogar, confrontar e estabelecer relações entre a música popular brasileira e o universo musical do congado mineiro.

O Congado é, certamente, a mais particular e imponente festa popular de Minas Gerais. Com implicações estéticas, éticas e religiosas, é uma manifestação da população de ascendência negra de Minas Gerais.

Os laços entre TITANE e o Congado mineiro se evidenciam diante de um público maior, quando  a cantora passa a convidar Guardas de Congado de sua cidade, Oliveira, a fazerem incursões em seus espetáculos, a partir de 1995.

Cuidadosamente preparadas, estas incursões acontecem inicialmente em teatros, centros artísticos por excelência, e posteriormente, em áreas abertas. Um desafio é perseguido: como garantir que as Guardas, em espaços e momentos que não aqueles de sua origem, preservem seu brilho, sua força, o sentido de devoção e a visão tão particular de mundo que se manifesta em seus ritos sagrados?

Ao longo de 10 anos foram muitos os encontros entre TITANE, seu público e as Guardas de Nossa Senhora do Rosário fora dos terreiros e ciclos sagrados dos Reinados do Rosário, em espaços artísticos de Minas, do Brasil e da França. O que sustentou esta prática, foi o entendimento de que um novo momento histórico estava em curso. Nele, o desconhecimento, o desprezo e a perseguição histórica sofrida pelos congadeiros estava sendo substituído pelo interesse sincero, a admiração e o desejo de aproximação de uma parte significativa da sociedade.

O desafio colocado ainda na virada do século permanece. O risco da banalização e da transformação dos Festejos em curiosidade turística é sempre uma ameaça. Mas, as Guardas de Congado, com certeza, experimentam hoje o reconhecimento de sua importância artística e cultural. Seus cortejos estão vivos e livres, em evolução pelas ruas de nossas cidades.

Ainda estamos longe de compreender a visão de mundo, a compreensão do cosmos que paira sobre os devotos do Rosário. Mas, certamente, usufruímos de sua energia pulsante. E, cada um a sua maneira, mesmo que não devotos, reverenciamos os negros que aqui viveram como escravos e cantamos, cheios de gratidão, os cantos que nos deixaram como herança.

Dirigido por Sérgio Borges e Pablo Lobato, o DVD SÁ RAINHA registra breves instantes da passagem de uma das Guardas de Massambique e seus Reis Congos, pelos palcos da cidade de Belo Horizonte. Registra também cenas da Festa do Congo em Oliveira e depoimentos de congadeiros e Capitães.

E ainda, disponibiliza ao público em geral, a íntegra do show gravado ao vivo no Teatro SesiMinas em 2003, espetáculo dirigido por João das Neves, que tem a cantora TITANE como protagonista e agregadora de energias sonoras de devoção à música e à mãe dos homens pretos, irmãos do Rosário de Maria.

Preço – R$30,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário