Universo Carapuça é uma ilha afetiva. Um lugar onde estão as ideias e as linguagens musicais de Lucas Fainblat e Marcos Frederico. É lá que eles se visitam para compor, tomar uma cerveja e cantar juntos. É a velha história de se fazer música orbitando entre a descontração e o compromisso, compondo sempre com o coração. O nome do disco nasce de um jogo de palavras entre a Alameda Universo, onde vive Marcos, e a Rua Carapuça, onde Lucas se esconde com sua coleção de vinis. Universo Carapuça é uma ponte musical entre esses dois endereços.
O álbum traz 10 faixas autorais, de estilos variados: samba canção, bolero, samba de breque e bossa nova. Ao gravar, os artistas optaram por diversificar os arranjos instrumentais, trazendo as cores do choro numa releitura contemporânea. O disco possui sonoridades de acordeão, fagote, bandolim e trombone, contracenando com baixo, guitarra, bateria e piano.
Com participação especial das cantoras Mariana Nunes e Susana Travassos (Portugal), o trabalho reúne nomes de destaque da cena musical mineira, como Thiago Delegado (violão), Frederico Heliodoro (contrabaixo), Carlos Walter (violão), João Antunes (guitarra), Bruno Vellozo (baixo), Ricardo Acácio (pandeiro), Vinicius Ribeiro (baixo), Alaécio Martins (trombone), Felipe Bastos (percussão e bateria), Chico Bastos (cavaquinho), Clécio Araújo (fagote), Elisa Berenz (acordeão), Geraldo Magela (violão de 7 cordas) e Lucas Viotti (acordeão). A direção musical é de Lucas Fainblat e Marcos Frederico. Juntamente com a dupla, figuram no disco os compositores parceiros Flávio Henrique, Edu Krieger e Rômulo Marques.
LUCAS FAINBLAT E MARCOS FREDERICO
Naturais de Belo Horizonte, os músicos Lucas Fainblat e Marcos Frederico exploram o universo do samba e do choro, navegando sempre pelas novas sonoridades e cores do contemporâneo.
Lucas é cantor, violonista e compositor autodidata. Aprendeu com o samba das ruas a desenvolver sua voz marcante e estilo único. Gosta de música sincera, natural. De Noel Rosa a Nei Lopes, de João Donato a Pixinguinha. Teve influência de cantores como Mário Reis, Orlando Silva e Jamelão. Curte também a música cubana e os grandes nomes do jazz, como Fats Waller e Duke Ellington. Há cinco anos, integra o “Bloco do Moreré”, agremiação de destaque no carnaval belo-horizontino. É autor de mais de 50 canções, entre sambas, boleros e bossas. Apaixonado por vinis, desde os 16 anos mantém uma coleção diversificada, com cerca de 500 long plays.
Já Marcos é bandolinista, premiado duas vezes no concurso “BDMG Música Instrumental”, e tem três discos lançados – “Sinuca Tropical” (2007), “Onze” (2011) e “Entoando Loas” (2013). Reconhecido na cena instrumental, se apresentou não somente no Brasil como, também, na França, Portugal e Uruguai. Jacob do Bandolim, Tom Jobim, Pixinguinha, Milton Nascimento e Toninho Horta (com quem, recentemente, dividiu palco) são fortes influências em sua musicalidade.
“Nossa parceria veio de uma admiração mútua”, conta Marcos. O primeiro encontro dos músicos foi há dois anos, em uma descontraída noite de boteco, bem à moda belo-horizontina, no bar Brasil 41 (Santa Efigênia). Da amizade nasceu a vontade de compor juntos. Entre risadas e cervejas, uma canção foi dando lugar à outra e, em pouco tempo, os compositores se viram cantando o amor nas suas mais diversas facetas.
“Além da amizade e do bom humor, Lucas traz uma nova música, um estilo diferente e voz marcante. Aprendo muito com ele”, conta Marcos. Para Lucas, a parceria com o bandolinista também é um privilégio: “talentoso instrumentista e trabalhador obstinado, sempre surpreende com ideias fantásticas. O Marcos tem elegância e calma para trabalhar, ao contrário de mim”, brinca o violonista e cantor.
Preço – R$15,00
Faixas:
01 – Dois Anos – Lucas Fainblat e Marcos Frederico
02 – Flor do Mato – Lucas Fainblat e Marcos Frederico
03 – Manzana del Amor – Marcos Frederico
04 – Vontades – Lucas Fainblat
05 – Vero Amor – Edu Krieger, Flávio Henrique e Marcos Frederico
06 – Viver Sozinho – Lucas Fainblat
07 – Procurando Django (Instrumental) – Marcos Frederico e Rômulo Marques
08 – Pelos Bares – Lucas Fainblat
09 – Seresta Pra Outra – Lucas Fainblat e Marcos Frederico
10 – No Mesmo Caminho – Lucas Fainblat