terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Dudu Nicácio – Coisa de Louco (2014)


Dudu Nicácio lança o álbum “Coisa de Louco”, seu quarto trabalho e o primeiro dedicado totalmente ao Carnaval.

O disco passa por diferentes ritmos carnavalescos (samba, frevo, axé) e marca uma parceria inusitada e frutífera. Os músicos que acompanham Dudu na empreitada são os integrantes da banda de rock A Fase Rosa. A produção ficou com Leo Moraes, que já havia co-produzido o álbum “Pra Cidade Cantar”, lançado no ano passado.

“Enviei as canções para os músicos com um pequeno relato sobre o que pensava de cada música. A partir daí, dei total liberdade para eles construírem os arranjos da maneira que a banda trabalha. Nem aos ensaios eu fui. Eles ensaiavam, montavam os arranjos e me retornavam”, conta Dudu Nicácio. “Foi o disco mais ligeiro que fiz até hoje”.

Memória afetiva
Segundo ele, o desenvolvimento do disco contou com uma memória afetiva de tudo que vivenciou em universos carnavalescos. “Eu já senti muito o carnaval na pele. De ficar doente de folia, rouco, machucado, sem rumo no salão. As recordações não param de vir à cabeça. Tudo isso é referência afetiva, é memória presente e revivida dessa paixão. Todos os autores que dedicaram seu tempo a esse tema também me influenciaram muito”, diz o artista, que tomou como referências Braguinha, Lamartine Babo, Caetano Veloso, Sérgio Sampaio, Gal Costa, Elba Ramalho, Pepeu Gomes e Luiz Caldas.

A ideia de unir Dudu com o quarteto d’A Fase Rosa foi do produtor Leo Moraes. Depois de uma produção tradicional nos outros trabalhos do sambista, ficou claro que poderia ser interessante ter uma parceria em que o processo de criação fosse compartilhado.

“Acreditei que se colocássemos na equação uma banda entrosada e coesa, com um trabalho próprio de identidade forte, e déssemos a ela a liberdade para interferir ativamente nos arranjos, somando às belas composições de Dudu, chegaríamos a um resultado inovador”, explica Moraes.

A Fase Rosa foi a escolhida pelas características de seu som, que mistura rock com sons brasileiros. “A proposta estética da banda, aliando uma brasilidade acentuada com uma contemporaneidade mais universal, me pareceu ser a escolha perfeita”, completa Moraes.
Cinthya Oliveira - Hoje em Dia

Preço – R$25,00

Faixas:
01 – Alegria Real – Dudu Nicácio
02 – Manda – Dudu Nicácio
03 – Coisa de Louco – Dudu Nicácio e Fernando Limoeiro
04 – As Meninas – Dudu Nicácio e Camila Nicácio
05 – Festeretê – Dudu Nicácio
06 – Manifesta – Dudu Nicácio
07 – Utopia ou Ilusão? – Dudu Nicácio
08 – Suavemente – Dudu Nicácio
09 – Tô no Bloco da Cidade – Dudu Nicácio e Doneliza

Nenhum comentário:

Postar um comentário