segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Antonio Gomes Neto e Sidney Porto – Tempo de Desenredo (2012)

“Tempo de Desenredo” de Antonio Gomes Neto e Sidney Porto é resultado de uma seleção minuciosa das canções nascidas da parceria entre os dois autores ao longo de 30 anos. Pode-se dizer que o disco, com 13 faixas, é um mosaico de ritmos brasileiros. Do samba ao rock e o pop, passando pela bossa-nova e choro-canção, “Tempo de Desenredo” apresenta  um vasto e versátil repertório de diferentes fontes e estilos da MPB.

A faixa título do disco conta com a participação especial do cantor, compositor, cineasta e artista plástico Sérgio Ricardo. Segundo ele, o trabalho além de um repertório bonito e inteligente, tem enfoque cultural exato para o momento. “Estamos vivendo uma época de falta de enredo. É hora de surgir na música brasileira um novo movimento cultural forte como foi a bossa nova. A música brasileira entrou numa esteira comercial e é muito bom ver gente nova, tanto aqui no Rio de Janeiro quanto em Minas, que tem uma memória musical presente e quer resgata-la”.

A idealização, produção, direção musical e parte dos arranjos do disco são assinados por  Marcos Braccini, que a partir de 2001 realizou um trabalho de resgate destas canções junto aos dois autores. Canções escritas em 1970, como “De madrugada”, estão ao lado de outras de composição recente, como “Primeira Valsa” e “Tempo de Desenredo”.

Também participam como convidados o percussionista Robertinho Silva e a cantora Carla Villar. Os músicos Rafael Martini (piano e sanfona), Felipe José (violoncelo), Thiakov (baixo e viola), Cícero Gonzaga (acordeom), Alaécio Martins (trombone), Flávio Fonseca (bandolim), Mateus  Oliveira (percussão) entre outros completam o time  que deu vida ao disco.

Sobre os autores
Antonio Gomes Neto desde muito jovem dedica-se à poesia e à música. Possui uma gama de parceiros de várias gerações como, Pedro Paulo Cava e Vitor Santana e teve suas músicas gravadas por diferentes artistas, como Leopoldina, Marcos Braccini, Marcus Bolívar e Cinthia Martins.

Sidney Porto atuou profissionalmente na composição e gravação de jingles publicitários a partir dos anos 70. Suas composições concorreram e venceram festivais de música de diferentes cidades do interior de Minas como Boa Esperança, Cruzilha, Mariana, entre outras.

Preço – R$28,00

Faixas:
01 – Sacré-Coeur - Sidney Porto
02 – Paraopeba - Antonio Gomes Neto e Sidney Porto
03 – Tempo de Desenredo - Antonio Gomes Neto e Sidney Porto
04 – O Cego - Antonio Gomes Neto e Sidney Porto
05 – Olhos Negros - Antonio Gomes Neto
06 – Camisola e Pegnoir - Antonio Gomes Neto e Sidney Porto
07 – Primeira Valsa - Antonio Gomes Neto, Marcos Braccini e Sidney Porto
08 – Verso Triste - Antonio Gomes Neto e Sidney Porto
09 – De Madrugada - Antonio Gomes Neto e Sidney Porto
10 – Estrangeiro - Antonio Gomes Neto e Sidney Porto
11 – Dúvidas - Antonio Gomes Neto e Sidney Porto
12 – Marcha da Volta - Antonio Gomes Neto e Sidney Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário