sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Ricardo Ulpiano – QuinTao (2012)

Imagine-se convidado a estar em um quintal aconchegante, feito para recebê-lo. Nele, cada elemento e sonoridade são únicos e todos os mínimos detalhes revelam a intimidade de quem o criou. Faça um exercício de abstração e pense que este lugar virou música.
Seja bem-vindo! A música de Ricardo Ulpiano também é o seu lugar...

QuinTao é o nome do primeiro álbum, que mistura experiências e vivências do compositor.

Por meio da junção de duas palavras “quintal” e “Tao”, o artista funde duas diferentes perspectivas: o “quintal” que representa a casa, a morada, o porto seguro e o “Tao”, expressão oriental advinda do Taoísmo, que traz a ideia de caminho; direção.

O álbum gravado em 2009 trata de temas referentes aos diferentes caminhos feitos pelo coração, paixão, existencialismo, escolhas e a eterna busca do homem pelo amor e por si próprio. Atemporal, o CD apresenta canções híbridas; misturando elementos da música latina, MPB, regional e pop. Tudo isso criado com cuidadosos arranjos instrumentais, vocais e letras poéticas. Desta maneira, o QuinTao torna-se a valorização da diversidade musical/cultural onde o novo e o velho, o eletrônico e acústico, a vanguarda e o tradicional, o solo e a polifonia se misturam.

Ao libertar suas emoções em verso, pensamentos em palavras e sentimentos em notas musicais, Ricardo Ulpiano expõe o seu QuinTao para assim, tocar o coração do espectador. Produzido por Thiago Peixoto, o CD que contou com participações de consagrados músicos, dentre eles Vander Lee, Érica Machado, Fernando Sodré e Natália Mallo, foi lançado em maio de 2012, no Teatro Alterosa, obtendo sucesso de público e crítica.

Acompanhado por um time de elite formado por Emiliano Bolla (sopros), Fredinho Santos (percussão), Samy Erick (violão e guitarra), Thiago Braga (baixo) e Thiago Peixoto (bateria), Ricardo Ulpiano destaca-se entre a nova safra de músicos de Minas Gerais e apresenta um repertório leve e envolvente, do início ao fim; digno de quem já tem 10 anos de carreira.

QuinTao é daqueles shows que nos incita a levantar da cadeira, dançar e cantar. É como se estivéssemos em nossa própria casa...

Pois bem, fique a vontade! O quintal é nosso!

O artista
Ricardo Ulpiano é mineiro de Belo Horizonte. Desde cedo conviveu com o bater das caixas e com o som dos versos em folias e congadas. Quando criança, o músico ouvia antigos LP’s que tinha em casa e assim nutriu a vontade de tocar até a chegada do seu primeiro violão aos 14 anos. É graduado em Artes com habilitação em música pela UEMG e pós-graduado em educação musical pela UFMG.

Preço – R$20,00

Faixas:
01 – Ricardo Ulpiano e Denise Ursini
02 – Bella – Ricardo Ulpiano
03 – Nem – Ricardo Ulpiano
04 – Meu Mundo Sem Você – Ricardo Ulpiano
05 – Fetiche – Ricardo Ulpiano
06 – Quando Você Não Está – Ricardo Ulpiano
07 – Estanque – Ricardo Ulpiano
08 – Hai Kai – Ricardo Ulpiano e Denise Ursini
09 – Carinhos – Ricardo Ulpiano
10 – Próximo Cometa – Ricardo Ulpiano
11 – Breve – Ricardo Ulpiano
12 – Qualquer Coisa – Ricardo Ulpiano


Um comentário:

  1. Grande iniciativa esta do Edu Pampani. Promover a música que vem de Minas Gerais é algo mais que louvado para nós aqui da terrinha. Grande abraço e parabéns!

    ResponderExcluir