sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Jimmy Duchowny Organ Trio – The Brazilian Sessions (2012)


Baterista norte-americano radicado há 24 anos no Brasil, 16 deles em Belo Horizonte, Jimmy Duchowny está com disco novo na praça.

The brazilian sessions é o nome do disco que gravou com Dave Stryker (guitarra) e Jared Gold (órgão). Jimmy e o guitarrista tocaram juntos nos anos 1980 e desde então não haviam mais se visto. Ano passado se reencontraram para tocar no Savassi Festival e aproveitaram para entrar em estúdio. No repertório estão algumas composições que ele chama de “novos standards”, como Billie Jean (Michael Jackson) e You’ve got a friend (Carole King). Além dessas, Waiting for Angela (Toninho Horta) e Nos bailes da vida (Milton Nascimento e Fernando Brant), entre outras.

A ausência de um contrabaixista é o que caracteriza a clássica formação conhecida como organ trio (“trio de órgão”, em português), explica Jimmy. “Tem groove. É para dançar quando se ouve. Não é como aquele jazz mais sério. O órgão tem pedais que permitem fazer o papel do baixo. Órgão e piano são instrumentos completamente diferentes. O que se faz em um nem sempre dá certo no outro”, ensina.

O baterista elogia a forma como o disco foi gravado, ao vivo e uma única vez. “Foi incrível. Os dois tocam bem à moda antiga, ou seja, gravam sempre um único take. Se errarem, está tudo perdido. No estúdio é muito fácil, dá para consertar tudo. No entanto, Dave e Jared não quiseram fazer assim. Isso tem um lado muito bom, pois a gente toca muito mais ligado. Afinal, é só uma chance. O registro fica mais espontâneo”, conta.
Eduardo Tristão Girão - EM Cultura.

Preço – R$20,00

Faixas:
01 – Billie Jean – Michael Jackson
02 – Waiting For Angela – Toninho Horta
03 – Pro Zeca – Victor Assis Brasil
04 – Jordu – Irving (Duke) Jordan
05 – You’ve Got A Friend – Carol King
06 – O Prefeito – Dave Stryker
07 – Nos Bailes da Vida – Milton Nascimento e Fernando Brant
08 – Daahoud – Clifford Brown      

Nenhum comentário:

Postar um comentário