quarta-feira, 4 de abril de 2012

Carolina Lima – Panamericana (2010)

As imagens sugeridas pelas letras de César Maurício (vocalista de Virna Lisi e Radar Tantã) justificam a parceria em sete das 10 canções de Panamericana, disco de estreia da cantora Carolina Lima, ex-integrante da banda Squadra. Paulista, filha de mineiros que mora atualmente em Nova Lima, na região metropolitana, Carolina diz que a parceria dos dois fluiu normalmente desde que ela conheceu Maurício em um show do Radar Tantã. “Na época, já compunha e quis trazer aquilo para o meu trabalho. Aprender, na verdade, com ele”, recorda a fã do letrista, com quem inaugurava parceria já no único disco da banda Squadra. Na mesma época, Carolina conheceu Nando Reis, com quem assina Sua canção, que também integra o repertório do CD.

A decisão de gravar o disco veio de repente. “Com o fim da Squadra, eu não tinha planos”, recorda a também arquiteta, salientando que a banda sempre foi o seu “barato”, enquanto a música até então era apenas “diversão”. Cantando ora aqui, ora ali com a banda The Silvas, do produtor e baixista Liminha, um dia Carolina constatou que contabilizava repertório expressivo, que compôs de madrugada, no violão. “Por que não gravar?”, interrogou-se, lembrando que o disco havia deixado de ser privilégio de poucos.

Interessada em resgatar o espírito da noite que ronda a sua música, a cantora prepara pocket show com o qual vai marcar o lançamento de Panamericana em bares e pequenas casas noturnas. Distante das intérpretes mineiras, influenciadas pelo Clube da Esquina principalmente, Carolina, que é casada com o produtor do Skank, Fernando Furtado, diz gostar de Secos & Molhados, Rita Lee e Zé Ramalho, apesar de focar o trabalho em outras esferas. Roy Orbison, Bruce Springsteen, Donovan, Emmylou Harris e Neil Diamond são algumas referências da cantora, que vai de Aimee Mann e PJ Harvey a Neko Case, a cantora do grupo The New Pornographers.

“É um som que remete ao movimento de cair na estrada, ganhar a América. Algo que pode ser feito em qualquer lugar”, tenta explicar o som de Panamericana. No disco, ela fez questão de regravar Os meus dias, herança da banda Squadra. A gravação do clipe da faixa Te desfaço, com a participação de Luiz Carlos Miéle, é responsável por um dos diferenciais do trabalho da artista, que, a exemplo de Elis Regina, Rosemary e outras poucas intérpretes, se dá ao luxo de um dueto com o multifacetado showman, eterno parceiro de Ronaldo Bôscoli.
*por Ailton Magioli - EM Cultura

Preço – R$20,00

Faixas
01 – Até Ferir – Carolina Lima e César Maurício
02 – A Palavra – Carolina Lima e César Maurício
03 – Por Cima da Laje – Carolina Lima e César Maurício
04 – Te Desfaço – Carolina Lima
05 – Alguém Assim – Carolina Lima e César Maurício
06 – Os Meus Dias – Carolina Lima e César Maurício
07 – Panamericana – Carolina Lima e César Maurício
08 – Hoje Eu Vou Te Esquecer – Carolina Lima e César Maurício
09 – Saltos Baixos – Carolina Lima
10 – Sua Canção – Carolina Lima e Nando Reis    

Nenhum comentário:

Postar um comentário