A música produzida em Minas Gerais apresenta uma diversidade cultural muito grande, além de uma sonoridade particular que faz com que ela seja considerada atualmente uma das mais interessantes do país. Dentro deste cenário musical efervescente, surgiu o projeto "Elas de Minas", idealizado e produzido por Lailah Gouvêa e que teve como intuito selecionar mulheres (cantoras e compositoras) que tem se destacado no cenário musical do Estado.
Os responsáveis pela curadoria do projeto foram Gerald Seligman, profissional da indústria musical há mais de 25 anos com diversas produções renomadas em sua trajetória; Maurício Ribeiro, compositor, arranjador, instrumentista e produtor musical, bacharel em composição pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Márcio Borges, autor, compositor e fundador do movimento Clube da Esquina. Para Márcio, escolher entre tantos talentos foi difícil, mas compensador. “Estou muito satisfeito com a nova música mineira, em especial a parte representada aqui por esta bela safra de quase duas centenas de talentos femininos que ouvi com prazer”, contou o compositor.
O processo seletivo foi feito através de um chamamento público e foram recebidas 246 inscrições; 173 músicas e 73 intérpretes. Um número de propostas bem acima do esperado. Ao todo, foram selecionadas 9 cantoras e 12 músicas autorais. São músicas diversas, que conversam entre si, várias compostas em parceria. Enquanto algumas apresentam harmonias complexas, outras conquistam pela simplicidade. É um momento não apenas de expressão feminina em Minas Gerais, mas de divulgação e promoção desse trabalho que, muitas vezes, não ultrapassa os limites das "montanhas das Gerais". Para Gerald Seligman, que acompanha a música feita no Estado desde o Clube da Esquina, Minas está entrando em outra “era de ouro”.
O trabalho resultou em um registro consistente, harmônico e de um amplo recorte da música produzida no Estado atualmente. O gênero pode ser classificado como música popular contemporânea mineira. O projeto foi realizado com os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da VIVO.
Faixas:
01 - Enquanto o Cais (Laura Lopes e Luiza Brina) cantam Lívia Itaborahy e Marina Machado
02 – Panorâmica (Leopoldina e Mestre Jonas) canta Laura Lopes
03 – Estreleira (Déa Trancoso) canta Irene Bertachini
04 – Moacir (Jabu Morales e Nega Lucas) canta Carine Corrêa
05 - Aos Pés do Mar (Irene Bertachini e Leandro César) canta Lysia Condé
06 – Rosa (Érika Machado) canta Marina Machado
07 – Licença (Irene Bertachini) cantam Déa Trancoso e Lysia Condé
08 - Canção da Voz (Leonora Weissmann e Rafael Martini) canta Juliana Perdigão
09 - Olho D'água (Juliana Stanzani, Dudu Costa e Daniel Lovisi) canta Lívia Itaborahy
10 - Filho de Pemba (Michelle Andreazzi, Gabriel Goulart e Luiz Lobo) canta Déa Trancoso
11 - No Mar (Laura Lopes e Marina de Castro) canta Brisa Marques
12 - Atire Sorrisos (Brisa Marques e César Lacerda) cantam Brisa Marques, Carine Corrêa, Déa Trancoso, Irene Bertachini, Juliana Perdigão, Laura Lopes, Lívia Itaborahy, Lysia Condé e Marina Machado